Educação

Como implantar o gamification na sua empresa

como implantar o gamification

Como explicamos no post anterior, a técnica de gamification é legal, a integração dos usuários é instantânea e o resultado sempre é positivo, pois de qualquer jeito vai haver a geração de dados para a empresa. Porém, como implantar o gamification ainda é uma dúvida para muitas pessoas. Por isso, este é o assunto do nosso artigo de hoje!

Como implantar o gamification

O primeiro passo para responder a pergunta sobre como implantar o gamification é definir quais são os objetivos da empresa ao criar uma atividade gamificada. Depois disso, os gestores precisam criar as regras para o uso e, na sequência, como será feito o monitoramento. É isso que vai gerar o reconhecimento dos participantes e a entrega das recompensas.

E como qualquer implantação de novos métodos corporativos, é necessário que os funcionários sejam treinados para fazer o alinhamento dos processos internos. Enfim, é preciso que todo mundo saiba o que está acontecendo para o processo dar certo.

Podemos listar, inclusive, alguns princípios que devem nortear a implantação de uma atividade gamificada em uma corporação:

  • Os objetivos de usar o método devem ser definidos de forma clara;
  • Os participantes precisam estar devidamente treinados para participar da atividade;
  • Os métodos para o atingimento dos objetivos devem estar disponíveis para a escolha dos participantes;
  • Todos os envolvidos precisam saber como está o andamento da atividade, por isso o placar ou ranking de reconhecimento deve estar disponível para todos;
  • Os monitores ou aplicadores da atividade devem oferecer feedback regular para os participantes, a fim de discutir os resultados.

Além disso, como a maioria das atividades relacionadas à gamificação é desenvolvida em plataformas on-line, é essencial que haja o envolvimento da área de tecnologia desde o início das ações. A equipe de TI será a responsável por colocar a plataforma para funcionar e por fazer as alterações necessárias ao longo de todo o processo. E também virá dela os relatórios com os resultados das atividades que serão entregues à equipe de gestão do projeto.

Não podemos esquecer, no entanto, de falar sobre a questão do desenho da plataforma e das atividades que serão disponibilizadas nela. Como já citamos, gamification não é um jogo, mas usa certas estratégias dele para engajar o público-alvo. Uma delas é a forma lúdica com que as atividades podem ser apresentadas.

Por exemplo, ao invés de apresentar um conteúdo no formato de texto simples, você pode criar um novo layout para esse material e deixá-lo mais atraente, inclusive com a necessidade do participante interagir diretamente, seja clicando numa seta, seja abrindo novas páginas.

Principais resultados do gamification

Quando uma empresa decide investir em uma atividade diversificada, ela está em busca de resultados. E com o gamification não é diferente. Compilamos as três principais conquistas que uma corporação pode alcançar ao usar as estratégias de gamificação:

Incentivar uma competição saudável

Qualquer tipo de competição lida com a natureza humana, o que motiva as pessoas a se superarem em algum aspecto, seja uma superação pessoal, seja de alguém próximo. O gamification trabalha com o orgulho do participante em dizer que conseguiu atingir ou superar determinados objetivos e, por consequência, ser reconhecido por isso.

Criar um sentimento de conquista

Ao atingir os objetivos, o participante vê despertado um sentimento de conquista, fundamental para estimular a continuidade das atividades com ainda mais entusiasmo. A conquista é uma forma de agregar valor ao negócio por convergir mais pessoas para uma mesma causa. O resultado, assim, tende a ser sempre melhor.

Medir o desempenho dos participantes

Com a evolução dos participantes pelos diversos níveis, conquistas ou demais estruturas montadas para a sua interação com a atividade, é possível avaliar e mensurar os resultados. Desta forma, a empresa pode se antecipar às necessidades dos usuários e, consequentemente, do mercado.

Mas não é só em um contexto empresarial e comercial que o gamification tem se mostrado uma ferramenta de valor. Com indivíduos cada vez mais inseridos no contexto das mídias e das tecnologias digitais e mais desinteressados pelos métodos tradicionais de aprendizagem, usar atividades gamificadas em plataformas de e-Learning (modelo de aprendizagem que usa a web como suporte) está ganhando cada vez mais espaço.

Quer saber mais sobre como implantar o gamification na educação? Então fique atento ao nosso blog, pois esse é o tema do próximo post!

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