Educação

Ambiente digital para aprendizagem: a importância do LMS

LMS

No artigo anterior da série sobre e-learning explicamos com mais detalhes o que é essa modalidade de ensino e como ela funciona. Agora vamos apresentar os Sistemas de Gestão da Aprendizagem (SGA) ou, em inglês, Learning Management Systems (LMS). Eles são os grandes facilitadores do e-learning, de modo que o ensino no ambiente digital apenas é possível graças a esses sistemas.

Em outras palavras, o LMS é uma aplicação projetada de acordo com uma metodologia pedagógica, simulando todo o contexto da sala de aula. Com ele, é possível monitorar e controlar o processo de aprendizagem. Para você entender melhor, listamos os principais recursos desse sistema:

  • Sistema de avaliação de pré-requisitos (pré-avaliação);
  • Sistema de registro de participantes;
  • Catálogo de cursos;
  • Monitoramento e controle das atividades dos estudantes;
  • Gestão dos conteúdos;
  • Sistema de avaliação;
  • Sistema de certificação;
  • Suporte a sistemas colaborativos de aprendizagem;
  • Integração das informações em um centro de recursos em conhecimento;
  • Integração com sistemas de gestão de recursos humanos;
  • Independente de browser e plug-in;
  • Possibilidade de customização.

Mediação de conteúdo via LMS

O LMS gerencia as atividades educacionais, permitindo a integração multimídia com a utilização de diversos recursos e linguagens. O objetivo é apresentar o conteúdo de forma organizada e sistemática, proporcionando interação entre o usuário e o tema proposto.

Nesses sistemas, o professor conta com dispositivos de comunicação, tais como chats, fóruns, vídeos, entre outros. Por isso, precisa planejar como vai utilizar cada um deles e em que momento serão utilizados, levando em consideração as características e peculiaridades de cada dispositivo e os objetivos de aprendizagem.

Por exemplo, o conteúdo de uma conferência ao vivo tem uma abordagem diferente de um fórum. São tipos de comunicação distintos — síncrono e assíncrono. Porém, todos possibilitam a participação dos alunos para a construção coletiva do conhecimento.

SCORM

Para garantir que os cursos e-Learning possam ser compartilhados em diferentes tipos de LMS, a Advanced Distributed Learning (ADL) criou a norma SCORM (Sharable Content Object Reference Model). São padrões e especificações para desenvolvimento, armazenamento e distribuição de conteúdos educativos para e-Learning baseado na web. O objetivo é padronizar o modo como os conteúdos se relacionam com os sistemas que os suportam (LMS).

Os conteúdos em conformidade com o SCORM garantem:

  • Padronização: Padronizar como os conteúdos se relacionam com os sistemas que os suportam (plataformas de e-Learning ou arquivos de conteúdos).
  • Reutilização: Os objetos de aprendizagem podem ser reutilizados, permitindo aplicações diversas em contextos diferentes. O mesmo conteúdo pode ser ajustado em cenários variados e ser utilizado em diferentes disciplinas, por exemplo.
  • Flexibilidade: Diversos caminhos de aprendizagem podem ser construídos e oferecidos aos mais diversos perfis de alunos.
  • Portabilidade: Os SCO’s — a forma mais básica e mais comum dos cursos em SCORM — podem ser independentes da plataforma de e-Learning ou do repositório alocado. Assim, os objetos de aprendizagem permitem a transposição entre ambientes de ensino de instituições diferentes.

É por essas facilidades que o desenvolvimento do SCORM foi uma verdadeira revolução para o e-learning. Graças a ele, essa modalidade pôde se expandir, beneficiando tanto o ensino tradicional (educação básica, graduação, cursos profissionalizantes) quanto os treinamentos corporativos. Este é, inclusive, o tema do nosso próximo post. Continue acompanhando nosso blog e confira o final da nossa série sobre e-learning! E se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário ou entre em contato com a nossa equipe!

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