Educação

Portal de educação a distância: mais conhecimento para sua equipe

portal de educação a distância

Nunca as possibilidades de aprendizado foram tão variadas. Com o avanço das tecnologias de comunicação e a crescente popularização da internet, várias modalidades de ensino surgiram, fato que tem influenciado, inclusive, no conceito de sala de aula. Paralelamente, aumentou o número de conteúdo educativo no ambiente on-line, de modo que houve a necessidade de agrupar esses dados em um único espaço para facilitar o acesso a eles por parte dos usuários. Foi assim que surgiu o conceito de portal de educação a distância (EaD).

O termo portal em si não é uma novidade. Os de notícias, por exemplo, são bastante conhecidos e estão presentes no dia a dia de muitas pessoas. Mas para explicar melhor o que ele significa, vamos entrar um pouco na teoria. Especialistas na área definem os portais como espaços que reúnem uma grande quantidade de informações que levam os visitantes para sites ou subsites, dentro do próprio portal ou em páginas externas, dependendo do objetivo.

No caso dos portais de notícias, o UOL¹ é um excelente exemplo. Fundado em 1996 pelo Grupo Folha, ele reúne conteúdo jornalístico próprio e de sites parceiros, como o da Folha de S. Paulo², de modo que os visitantes têm acesso a uma variedade de conteúdo e são direcionados para os sites, conforme seus interesses. Na educação acontece exatamente o mesmo, mas no lugar de notícias os visitantes acessam cursos, hospedados em uma plataforma LMS, e materiais didáticos que podem ter diferentes formatos (textos, vídeos, áudios).

E qual é a importância de criar um portal educativo?

A estrutura desses ambientes digitais é caracterizada por agregar elementos, como mecanismo de busca, áreas subordinadas com conteúdo próprio, seção de notícias, tópicos de fórum e serviços de geração de comunidade. No caso específico da educação a distância é preciso proporcionar um ambiente colaborativo para o desenvolvimento, a avaliação e o compartilhamento de conteúdo e métodos educativos.

Com eles, é possível disponibilizar facilmente recursos de aprendizagem e planos de aula, otimizando o processo de ensino e simplificando as atividades administrativas. Do mesmo modo, os participantes de cursos podem explorar e descobrir informações interessantes para complementar a aprendizagem a partir da pesquisa, do estudo e mesmo da comunicação com outros usuários.

Quando utilizamos essa ferramenta na realidade empresarial, os portais facilitam o acesso ao site da empresa, estimulam os visitantes a participarem dos projetos propostos e disponibilizam informações sobre o que está acontecendo. Eles podem ser utilizados, ainda, para atender aos objetivos dos treinamentos corporativos e das estratégias de gestão do conhecimento, pois o ambiente é frequentemente atualizado com dados relevantes para aperfeiçoar o trabalho dos diferentes setores.

Como criar um portal de educação a distância

Após escolher em qual plataforma LMS você hospedará os treinamentos e cursos promovidos pela sua empresa, é importante atentar-se a alguns detalhes para construir um portal de educação a distância de sucesso:

Crie uma identidade visual

Esse elemento é de extrema importância para qualquer marca, pois corresponde a um dos aspectos que fazem com que seu negócio seja rapidamente reconhecido. Por isso, crie uma identidade visual para o portal de EaD que esteja de acordo com a da sua empresa. Lembre-se de que o layout precisa ser atrativo e oferecer uma navegação facilitada, levando em consideração a experiência e a interface do usuário (UX e UI). Esse fator ajuda a manter os visitantes navegando no seu portal.

Desenvolva um portal responsivo

Do mesmo modo que os sites e blogs corporativos precisam ser responsivos, ou seja, devem adaptar-se aos diferentes dispositivos, os portal de educação a distância também precisam. Afinal, essa característica é importante para que os usuários possam aproveitar da melhor forma o conteúdo disponibilizado. Isso fará a diferença na estrutura central do seu portal, pois facilita o compartilhamento de mídias, como vídeos, imagens, áudios e apresentações. Outro ponto a ser considerado é a otimização do SEO — aproveitar esse ambiente para atrair clientes não seria nada mal, concorda?

Padronize a linguagem utilizada

Fique atento ao público do seu portal e dos treinamentos nele disponibilizados, pois apenas conhecendo com quem se quer falar é possível saber como transmitir a mensagem de forma adequada. E nesse aspecto deve-se incluir a linguagem dos materiais. É importante haver uma padronização entre o conteúdo do portal e dos treinamentos, caso contrário pode não ser confortável para os usuários. Sendo assim, se os cursos apresentarem uma pegada mais informal, utilize-a também no portal.

Estimule a participação dos usuários

O principal objetivo de qualquer plataforma de ensino é obviamente a educação. E para conseguir isso, é preciso desenvolver um caráter colaborativo e de autogestão. Em outras palavras, os usuários precisam ser incentivados a contribuir com o portal de diversas formas, seja participando nos debates, seja propondo temas para serem abordados. O constante compartilhamento de informações visa exatamente a evolução dos processos e a obtenção de bons resultados.

Não se esqueça de sempre pensar nas suas personas, conforme já comentamos por aqui. Definir o público-alvo é fundamental em qualquer estratégia, inclusive nas voltadas para fins educativos, pois é a partir delas que a empresa vai conhecer com precisão as necessidades das pessoas e, assim, oferecer materiais adequados.

Agora é com você! Crie um espaço para seus colaboradores adquirirem e compartilharem conhecimento. Promover o ensino contínuo na sua equipe vai fazer toda a diferença nos resultados dos negócios.

¹ UOL

² Folha de S. Paulo

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