Educação

Sete dicas para você escolher a plataforma de e-learning certa

plataforma de e-learning

Você já ouviu falar em Sistema de Gestão de Aprendizagem (do inglês, Learning Management System – LMS)? Esse termo, também denominado de Sistema de Gerenciamento de Cursos (SGC) é a plataforma de e-learning, o ambiente em que um treinamento on-line é elaborado e, portanto, contém os recursos necessários para dar suporte ao processo de aprendizagem. Assim, permite o planejamento e a implementação dos cursos (armazenamento, distribuição e gerenciamento do conteúdo), bem como a avaliação dos participantes (registro e relato das atividades realizadas e do desempenho dos usuários).

As plataformas de e-learning modificaram a ideia que se tinha da educação a distância, aumentando as possibilidades de ensino para quem optasse por esse método. E os benefícios foram logo aproveitados pelas empresas que buscavam uma forma mais eficiente e didática para promover a educação continuada dos profissionais.

De modo geral, existem ferramentas-padrão nos diferentes LMS, como a criação de listas de classe, gerenciamento de conteúdo e criação de calendários de aula. Mas a verdade é que esse mínimo de elementos não dispensa certos cuidados na hora de optar pelo melhor sistema. Por isso, selecionamos sete dicas para ajudá-lo na escolha do melhor ambiente para hospedar o treinamento da sua empresa. Confira!

O que deve ser considerado para escolher uma plataforma de e-learning

1 – Estrutura completa de vídeos

Uma das principais ferramentas de e-learning é, sem dúvida, o vídeo. Essa mídia é indispensável hoje, pois transmite o conteúdo de forma mais didática e dinâmica, tornando o aprendizado mais envolvente. Uma boa plataforma deve, portanto, oferecer uma base simples e profissional para o funcionamento dos vídeos. Outro aspecto a ser considerado é a possibilidade de transmiti-los em tempo real. Esse modelo também é uma importante maneira de aumentar o contato com os colaboradores, explorando conteúdos mais específicos, avaliando opiniões e tirando dúvidas, por exemplo.

2 – LMS completo e intuitivo

Conforme comentamos no início do texto, é no LMS que são disponibilizados os diferentes recursos para o aprendizado dos participantes. Por esta razão é fundamental trabalhar com um ambiente intuitivo e simples de utilizar, pois isso facilita o acesso às informações e ao aprendizado.

Todo o treinamento on-line será desenvolvido nesse sistema, o que inclui planejamento, implementação e avaliação das atividades da melhor forma possível. A escolha de um bom sistema também impacta diretamente na interação entre os profissionais e os tutores.

3 – Personalização da AVA

A Avaliação Virtual de Aprendizagem (AVA) é a interface que será disponibilizada para os participantes. Ela deve ter funcionalidades que permitam o gerenciamento do conteúdo e a customização dos elementos visuais.

Informações bem estruturadas com cores mais apropriadas e elementos estrategicamente disponibilizados influenciam bastante na experiência das pessoas e, consequentemente, no sucesso do curso. Durante a busca por uma plataforma, considere, portanto, a possibilidade de personalizar o ambiente de estudo. Assim, você pode oferecer uma experiência agradável e atrativa para seus funcionários.

4 – Fóruns

Os fóruns são espaços comuns na internet para troca de ideias, debates sobre temas específicos, tira-dúvidas, dentre outros. Essa função é altamente enriquecedora em treinamentos on-line, pois permite maior aproximação entre os colaboradores na plataforma de e-learning e incentiva o intercâmbio de informações e conteúdo relevantes, o que melhora o ambiente de aprendizado.

5 – Certificação automática

Se você pretende emitir certificados para os participantes, uma ferramenta indispensável é a certificação digital. Essa opção permite criar requisitos para a obtenção do documento, como frequência e desempenho nas avaliações, por exemplo. Caso sejam cumpridos, o sistema emite on-line. Com isso, é possível economizar tempo e dinheiro, pois não serão mais necessários gastos com impressão e envio.

6 – Segurança da plataforma

Este é um dos aspectos mais importantes. Afinal, não basta entregar conteúdo de qualidade em larga escala, é preciso também cuidar da propriedade desse material. Por isso, confira se a plataforma de e-learning funciona em protocolos https¹ e se oferece uma boa proteção contra invasores. Em um site seguro, o conteúdo é todo criptografado, o que dificulta as ações de hackers.

Você pode conferir esse aspecto na certificação do site. Para isso, olhe no canto superior direito da barra de navegação e procure por um ícone verde. Ao clicar nele, é possível visualizar os certificados de segurança.

7 – Boa gestão on-line

Quando o curso iniciar, o contato que você terá com a plataforma de e-learning será focado na gestão de alunos, de equipes, de conteúdo e de atividades. Desta forma, além dos requisitos técnicos sobre os quais falamos, é preciso que a plataforma permita simultaneamente a manutenção dos conteúdos e a análise estratégica dos hábitos de estudo.

Essa integração proporciona a otimização do tempo, de modo que a produção e o aprimoramento do material possam ser priorizados. Uma boa plataforma ajuda a identificar pontos que aumentem a assertividade do treinamento, a delimitar o acesso aos membros da sua equipe e a gerenciar todas as informações importantes para acompanhar o desempenho dos colaboradores.

Escolher a plataforma de e-learning certa é fundamental para garantir o sucesso dos treinamentos corporativos da sua empresa. Atente-se para esses tópicos e tenha as ferramentas necessárias para transmitir conteúdo de forma atrativa, proporcionando dinamismo ao processo de aprendizagem dos seus profissionais!

Gostou das nossas informações sobre plataforma de e-learning e gostaria de ver as possibilidades de criar um treinamento em e-learning na sua empresa? Então entre em contato conosco! Estamos prontos para tirar suas dúvidas e encontrar as melhores soluções para o seu negócio.

¹ Techtudo

Tópicos: