Marketing de Conteúdo

Como utilizar o catálogo de produtos para uma estratégia ampla de marketing

Catálogo de produtos

O catálogo de produtos é uma poderosa ferramenta de trabalho para a equipe comercial. O setor de marketing, não raro, atua apenas no desenvolvimento deste material. E mesmo quando o aproveita mais intensamente, nem sempre todo o potencial que ele tem é explorado. Para mudar essa realidade, uma ideia é reformular a maneira de construi-lo e apresentá-lo.

É justamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Queremos mostrar a você todas as possibilidades do catálogo de produtos como aliado em uma poderosa estratégia de marketing focada em vendas. Você vai entender como fazer isso e por que essa abordagem é eficiente para melhorar os resultados do seu negócio. Acompanhe!

Marketing e vendas trabalhando juntos

Nós já mostramos aqui no blog a importância de marketing e vendas atuarem juntos. Numa alusão a um jogo de vôlei, é como se o pessoal da comunicação fosse responsável pelo levantamento enquanto a equipe de vendas realiza o ataque. Pela própria dinâmica do esporte, não há possibilidade de o atacante atuar sem o levantador. 

Contudo, essa sinergia não é compreendida por muitas empresas, que veem o marketing como uma área de resultados subjetivos com metas difíceis de mensurar. Quando isso acontece, é comum que se estabeleçam métricas de vaidade, que não impactam no resultado. 

É necessário, então, olhar o marketing sob outra perspectiva. Essa atuação conjunta com o setor comercial tem os requisitos para deixar o marketing mais focado, mensurável, eficiente e dinâmico. Nesse contexto, o marketing de conteúdo já tem um papel de destaque por ter a competência de captar e qualificar leads. Mas é possível fazer mais!

Catálogo de produtos como ferramenta de marketing

A atuação do marketing em uma estratégia apoiada no catálogo de produtos é muito interessante por fazer a manutenção da base de clientes de uma empresa com conteúdos focados no portfólio. Se você está achando um pouco abstrato toda essa dinâmica, a seguir organizamos um passo a passo de como usar o catálogo de produtos na estratégia de marketing. Confira!

1 – Transforme seu catálogo impresso em digital

Todo trabalho fica mais conectado e facilitado quando se recorre às soluções digitais. Um catálogo impresso inevitavelmente fica datado quando alguma alteração técnica ou no design dos produtos for necessária. Correções de informações e acréscimo de funcionalidades, então ― só para citar dois exemplos ―, são ainda mais complicados!

Um catálogo de produtos digital, ao contrário, deixa a rotina de alterações e atualizações mais simples, porque basta substituir arquivos, fotos e informações de maneira praticamente instantânea, já que não é necessário esperar para desenvolver o material e imprimi-lo. 

Outra característica é que ele facilita o trabalho do marketing de conteúdo, pois é possível direcionar CTAs (do inglês, Chamada Para Ação) para onde o produto está cadastrado. Assim, especificadores técnicos já podem dar andamento na cotação e os demais interessados podem conhecer em detalhes a funcionalidade dos produtos.

2 – Centralize marketing, vendas e relacionamento no mesmo local

Quando falamos anteriormente que é preciso aproveitar melhor as potencialidades do catálogo de produtos, era justamente sobre este ponto que fazíamos referência: este material pode ser um centralizador de toda a estratégia de marketing, vendas e relacionamento. Como?

Bom, a capacidade que o catálogo de produtos tem para auxiliar nas vendas já é conhecida. Por hábito, vendedores utilizam e distribuem catálogos para valorizar as soluções oferecidas pela empresa. No meio digital, essa apresentação e compartilhamento fica até mais fácil.

Como dissemos no tópico anterior, essa apresentação do catálogo pode vir acompanhada de conteúdos que chamem a atenção para diferenciais do seu portfólio. O próprio espaço ou página de cada produto no catálogo eletrônico pode instigar o acesso de algum conteúdo que fale sobre os benefícios daquela solução.

Por ser digitalizado, a capacidade de interagir com a base de contatos é grande. Isso dá a liberdade de manter um relacionamento saudável e proveitoso para ambas as partes, já que para a indústria, a venda é importante. E para o cliente, há uma demanda a ser atendida. 

3 – Leve o conteúdo para o catálogo e o catálogo para o conteúdo

Levar o catálogo para o conteúdo é uma possibilidade que já mencionamos aqui. Isso é útil porque, nesse contexto, o trabalho de atração de leads para os conteúdos desenvolvidos pode ser uma maneira de aproximá-los mais rapidamente da venda.

Você sabe: uma característica do marketing de conteúdo é trazer pessoas interessadas para os canais da sua empresa. Depois disso, é preciso alimentá-las com bons conteúdos para avancem no funil de vendas. Porém, quando o conteúdo é utilizado para indicar o catálogo logo no início, esse processo pode ser encurtado porque os conteúdos adicionais estarão no próprio catálogo.

Naturalmente, também é possível e necessário fazer o movimento inverso e levar o conteúdo para dentro do catálogo. Um exemplo é linkar infográficos junto a determinados produtos explicando o uso, a forma de instalação ou o melhor aproveitamento daquela solução. O uso de e-books para enaltecer os diferenciais do portfólio é bastante efetivo também.

4 – Aproveite bem os diferentes tipos de materiais do marketing de conteúdo

O uso de diferentes conteúdos para impulsionar o catálogo pode garantir respostas ainda mais positivas. Claro, a opção por um material ou outro vai depender de um planejamento estratégico bem elaborado, mas investir nessa variedade é importante porque há diferença de abordagem entre os formatos.

Assim, e-books são pertinentes para explicações mais detalhadas e contextualizações que valorizem os diferenciais dos produtos. Vídeos e infográficos têm características mais técnicas, auxiliando em questões de usabilidade, passo a passo e outros tipos de tutoriais. Os e-mails marketing promovem a movimentação do seu público pelas novidades e destaques do catálogo de produtos.

E, logicamente, há o blog, que pode servir como um concentrador de todos esses conteúdos com artigos que chamem a atenção para eles. Nas redes sociais, é possível realizar o trabalho de atração tanto para o catálogo de produtos quanto para os canais da sua empresa.

Ou seja, o uso integrado e estratégico de todas as possibilidades do marketing de conteúdo educa seu público, mantém a base ativa, movimenta os leads pelo seu portfólio e promove um volume de dados sobre demanda bastante útil para o planejamento estratégico. 

5 – Fique atento ao que o seu público precisa

Com um catálogo eletrônico, a implantação de um sistema de interação com a cadeia de suprimentos fica mais prática. Este é um recurso muito útil para mapear a demanda do seu público. Uma vez que eles transmitam informações sobre o que querem e precisam, além de avaliações sobre o que você oferece, é possível tanto melhorar o processo de inovação quanto refinar as estratégias de conteúdo.

Afinal, nem sempre é preciso modificar as especificações técnicas. Uma melhoria na explicação sobre qualidades e funcionalidades já pode sanar dúvidas e evitar investimentos em alterações que não são realmente pertinentes naquele momento. Ou seja, um catálogo de produtos, quando é eletrônico e tem os recursos ideais, permite que o cliente seja atendido e compreendido nas ações de marketing e vendas.

Marketing com gestão do conhecimento

Se você ainda não leu, vale a pena conferir nosso artigo aqui no blog sobre a relação entre marketing de conteúdo e gestão do conhecimento. Depois que você ler, será mais fácil compreender todo o potencial de utilizar o catálogo de produtos como ferramenta potencializadora das ações de marketing. Afinal, é disso que trata a gestão do conhecimento!

E se faltou falar sobre como essa estratégia que apresentamos aqui auxilia na mensuração de resultados, é só considerar que as ações de comunicação e do setor comercial vão passar a andar muito juntas. Lembra do exemplo do jogo de vôlei? Então! O resultado de um atleta é o resultado do outro. No fim, os próprios índices de venda vão provar a eficácia dessa metodologia.

Ao verificar a quantidade de pessoas que são atraídas por meio dos conteúdos qualificados e como elas interagem com o catálogo de produtos e com os outros materiais ricos produzidos pela sua empresa, o resultado de todos esses esforços vai aparecer com clareza. 

Para você entender ainda melhor essa nova proposta de marketing, temos um e-book para sugerir. Ele detalha de maneira ainda mais precisa essa nova forma de se comunicar com seu público e vender. E melhor: também sinaliza qual solução de catálogo de produtos é possível implementar para que tudo isso seja possível. É só clicar na imagem abaixo e fazer o download gratuitamente!

Esperamos que este artigo produza efeitos positivos e gere insights poderosos em favor do seu negócio. Em caso de dúvidas, é só deixar o seu comentário no espaço abaixo. Se preferir, é só falar com a gente aqui na Humantech! Somos especialistas em marketing de conteúdo e gestão do conhecimento e podemos auxiliar a sua empresa a fazer um novo marketing mais eficaz, integrado e moderno. Conte com a gente!

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