Marketing de Conteúdo

O que é curadoria de conteúdo e como ela pode fazer parte da sua estratégia de marketing

curadoria de conteúdo

Pense em quantas matérias e artigos você já viu ou acessou hoje em sites, blogs e nas redes sociais. Deve ser muita coisa, não é? O que não falta na internet é informação, mas é verdade que nem todas são interessantes para você. Nesse sentido, não seria ótimo ter alguém para separar apenas o que é relevante para cada pessoa? É assim que funciona a curadoria de conteúdo!

O que é curadoria de conteúdo

A curadoria de conteúdo consiste no processo de escolha de assuntos relevantes no emaranhado de informações que são publicadas todos os dias. É, basicamente, pesquisar e filtrar aquilo que interessa para alguém em determinado momento em meio a muitos outros conteúdos que não são relevantes para essa pessoa, uma prática que pode ser utilizada com várias finalidades.

Por exemplo, se um profissional tem um projeto em determinada área, pode acompanhar o que vem sendo publicado sobre o assunto para ficar atualizado sobre ele, filtrando aquilo que lhe interessa. Porém, a curadoria de conteúdo sobre a qual vamos falar neste artigo tem relação com o marketing de conteúdo e pode ser utilizada na estratégia de atração e fidelização de clientes.

O marketing de conteúdo, você já sabe, é um modo de engajar consumidores em potencial por meio de informações qualificadas e relevantes para eles, de acordo com suas necessidades, gostos, hábitos e desejos. Ao investir nessa estratégia, é muito comum que uma empresa produza conteúdo próprio, criado pela sua equipe interna ou por profissionais especializados contratados para isso.

Para que o marketing de conteúdo ofereça bons resultados, é fundamental publicar artigos e outros materiais com frequência, a fim de manter todos os canais atualizados e interagir com os visitantes. E é aí que mora a dificuldade de muitas empresas que produzem conteúdo internamente. Por ser uma atividade que demanda tempo e esforço, é comum que elas não consigam se dedicar a essa prática.

O problema é que sem publicações frequentes toda a estratégia é minada, já que o ranqueamento é penalizado e fica difícil, senão impossível, fortalecer a marca no ambiente digital. É justamente nesse sentido que a curadoria de conteúdo pode contribuir para o marketing: a partir dela, você pode usar informações de outras fontes nos canais da sua empresa.

É fundamental ressaltar que não se trata de copiar os materiais produzidos por outras instituições ou pessoas. Isso não só é antiético como prejudicial para o seu próprio negócio. Nesse caso, a curadoria de conteúdo serve para filtrar informações relevantes e indicá-las ou para produzir material próprio com base nelas, como uma espécie de releitura.

Para entender melhor como isso funciona na prática, imagine uma empresa que vende insumos para o agronegócio, como fertilizantes. Ela poderia fazer um post em seu blog com indicações de artigos que mostram como a tecnologia tem sido utilizada no campo, linkando para materiais publicados por instituições reconhecidas, como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)¹.

Trata-se de uma forma de produzir um conteúdo novo, mas que não exige tanto esforço e tempo dos profissionais e traz vários benefícios. Um deles é que você acaba publicando com frequência e, assim, consegue manter as interações e um bom ranqueamento. Esses aspectos contribuem para que você possa construir uma audiência fiel e, depois, até mesmo investir apenas em conteúdo próprio.

Além disso, outra vantagem é que, ao filtrar o conteúdo, quem faz essa curadoria também ganha em conhecimento sobre a área de atuação em que atua. Ao acessar novas pesquisas e tendências, por exemplo, é possível gerar insights que podem otimizar tanto a estratégia de marketing de conteúdo como toda a operação do negócio.

Como utilizar a curadoria de conteúdo no marketing

Para fazer a curadoria de conteúdo, o primeiro passo é desenvolver um processo para filtrar todas as informações que são publicadas diariamente. Pesquisar os assuntos relevantes para o seu público de forma manual pode ser uma tarefa complicada, por isso, o mais indicado é utilizar ferramentas que facilitem esse trabalho.

O Google Alerts², que envia notificações quando um novo conteúdo é publicado de acordo com o que você solicitou, é um exemplo. O BuzzSumo³ e o Feedly⁴ também são boas opções para achar materiais e o Pocket⁵ ajuda a organizá-los para que você não perca nenhum dos artigos interessantes que encontrou em suas buscas.

Depois de filtrar o conteúdo que interessa, é hora de utilizá-lo. O melhor modo de fazer isso depende do tipo de material, da fonte e de suas características. Uma matéria de um portal de notícias mostrando o avanço da inovação na agricultura, por exemplo, poderia ser compartilhada nas redes sociais da empresa de insumos sem nenhuma adaptação, principalmente se esse negócio investir em soluções inovadoras também.

Outra possibilidade seria a publicação de um artigo próprio da empresa com um título como “Cinco exemplos de inovação no agronegócio”, no qual a equipe poderia introduzir o assunto e indicar links de outros posts que falem sobre cada exemplo citado. Vale lembrar que é preciso ter cuidado para não acabar fazendo propaganda da concorrência ao indicar algum conteúdo.

É possível utilizar redes sociais, blog, e-mail marketing e outros canais para compartilhar os materiais da curadoria. O ideal é analisar os resultados e fazer ajustes no planejamento de acordo com as reações do público-alvo. Se um canal ou um tipo de conteúdo tem oferecido mais engajamento que o outro, você já sabe em qual é melhor investir!

Por fim, é importante ressaltar que, embora tenha suas vantagens, a curadoria de conteúdo não deve ser a única proposta da sua estratégia de marketing. É fundamental produzir materiais próprios para ganhar credibilidade e se tornar referência no seu mercado. E nesse sentido, você pode contar com a Humantech!

Nós somos especialistas em marketing de conteúdo e podemos ajudar você a fortalecer a sua marca, gerar engajamento, conquistar consumidores e aumentar as vendas. Acesse o nosso site ou entre em contato conosco para saber mais!

¹ Embrapa

² Google Alerts

³ BuzzSumo

⁴ Feedly

⁵ Pocket

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