Marketing de Conteúdo

Por que é necessário ter uma equipe de marketing?

equipe de marketing

De nada adianta oferecer o melhor produto se o cliente não sabe que a sua empresa e esse produto existem, não é verdade? É por isso que todo empreendedor deve estar atento à importância de investir na divulgação do seu negócio e dos produtos e serviços oferecidos por ele. Neste sentido, nada melhor que uma equipe de marketing para garantir que os clientes cheguem até a sua empresa!

O marketing é estratégico para que uma empresa possa alcançar diversos objetivos, como aumentar a visibilidade dos seus produtos e da marca, vender mais, construir uma relação de confiança e fidelidade com os clientes e até mesmo engajar os colaboradores. E é por isso que o marketing é fundamental para todas as empresas, independentemente de seu porte ou segmento.

Sabendo dessa importância, vários empreendedores pensam em contratar pessoas ou até mesmo realocar os funcionários da própria empresa para organizar um departamento de marketing. Mas afinal, qual é a melhor atitude a se tomar e como montar um equipe de marketing? Quais aspectos que esse setor necessariamente precisa cuidar? É o que vamos ver agora!

O que uma equipe de marketing deve fazer

No início deste artigo, nós citamos alguns dos objetivos que podem ser alcançados com o trabalho de uma boa equipe de marketing. Porém, para que a empresa consiga realmente atingi-los, é necessário muito trabalho e ações em diversos contextos.

Vamos começar falando da publicidade: basta dar uma olhadinha na internet, na televisão ou em qualquer rua de uma pequena cidade para perceber que diversas marcas estão divulgando seus produtos agora mesmo, para milhares de possíveis consumidores. A publicidade, neste caso, é fundamental para dar visibilidade ao seu negócio e atrair clientes para ele e pode ser feita de diversas maneiras: mais ampla, para diversos públicos, ou direcionada, para aqueles clientes cujo perfil têm mais relação com o seu negócio.

E falando em atrair clientes, uma das maneiras mais eficazes de conseguir isso é investindo em marketing digital. Para isso, a equipe precisará se responsabilizar pela administração do site, do blog e das redes sociais da empresa a fim de elaborar as estratégias, gerar conteúdo relevante para os clientes e estreitar o diálogo com eles pela rede.

Além disso, na equipe de marketing deve haver alguém responsável por gerar conteúdo para os canais de comunicação e atender às demandas da imprensa, papel do assessor de imprensa. Isto é, além de cuidar dos canais do seu próprio negócio, a equipe de marketing tem que contar com um profissional atento a novidades da sua empresa que possam interessar aos veículos de comunicação, entrar em contato com eles e, posteriormente, atender suas demandas.

Por último, também é fundamental que a equipe de marketing volte seus olhos para a própria empresa, pensando no estreitamento de laços com os próprios colaboradores, no chamado endomarketing. Além de motivar os funcionários, o marketing voltado ao público interno também garante que todos estejam alinhados com os valores e objetivos da empresa. Para isso, uma sintonia bem alinhada com o setor de gestão de pessoas é indispensável.

Como montar uma equipe de marketing

Você já percebeu que o que não falta é trabalho para a equipe de marketing, não é mesmo? Por isso, além de conhecer todas as responsabilidades deste departamento, é necessário refletir sobre a quantidade e o perfil dos profissionais que devem fazer parte da equipe.

É claro que a demanda da equipe de marketing pode variar de acordo com o porte da empresa, mas é possível dizer que qualquer equipe precisa contar com, no mínimo, um jornalista, um publicitário e um designer. Esse número, claro, precisa ser ajustado conforme o volume de trabalho e as demandas necessárias. Se você tiver uma indústria e precisar de profissionais para trabalhar com o merchandising nas lojas, será necessário uma equipe maior, além de promotores de vendas.

Mas considerando o quadro mínimo, o primeiro profissional será o responsável por atender a imprensa e gerar conteúdo para os canais de comunicação, além de dividir as tarefas relacionadas ao marketing digital e ao endomarketing com o publicitário que, por sua vez, deve cuidar também da publicidade do negócio. Já o designer é o profissional responsável por criar as peças visuais que complementem a comunicação.

É importante saber que, além dos salários de cada um desses funcionários, a empresa precisa garantir que eles tenham bons equipamentos para trabalhar. Isso inclui computadores adequados, pacotes de software específicos e outras ferramentas essenciais para o desenvolvimento de uma comunicação que renda bons resultados ao negócio, bem como orçamento para colocar em prática todas as ações. Considerando tudo isso e colocando todos os valores no papel, pode ser que a criação de uma equipe própria de comunicação na sua empresa não seja a forma mais vantajosa de tocar esse trabalho.

E então, o que fazer? Ignorar o marketing? Jamais! Existem soluções práticas para isso. Um exemplo é contratar empresas terceirizadas para dar conta desses serviços. Assim, você tem custos menores e um serviço de confiança prestado por especialistas no assunto que pensarão em todas as estratégias com muito mais conhecimento de mercado, diante da vivência diária e das experiências acumuladas.

Como terceirizar o marketing da empresa

Se terceirizar o marketing parece uma opção mais viável para o seu negócio, é hora de procurar uma empresa com credibilidade que ofereça esse serviço. Porém, também é preciso pensar em pelo menos um colaborador dentro da sua empresa que possa auxiliar nas demandas envolvendo este setor.

Este profissional precisa ter conhecimento sobre os serviços que envolvem o marketing e ter consciência das atribuições de cada fornecedor: a empresa de marketing nas ações digitais que envolvem marketing de conteúdo e inbound marketing e a assessoria de imprensa para os veículos noticiosos. Em caso de trabalhar com a propaganda tradicional, também será preciso acionar uma agência de publicidade.

Pode parecer muita coisa, mas considerando gastos trabalhistas, equipamentos, estrutura e a necessidade de resultados com esse trabalho (que exige muito conhecimento sobre os processos), certamente o custo-benefício de terceirizar é bem compensador. Para entender a complexidade do trabalho que envolve o planejamento de comunicação, nós temos um e-book bem esclarecedor para você. Abaixo, você pode baixá-lo gratuitamente!

E então, ficou mais fácil entender como uma equipe de marketing pode ser estratégica para o seu negócio? Se você quer qualificar este setor na sua empresa, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!  Aproveite e compartilhe este artigo com seus contatos!

Tópicos: