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Marketing no agronegócio: como utilizar essa prática para conquistar o produtor rural

marketing no agronegócio

Conquistar o produtor rural é o objetivo de toda empresa que atua no agro, desde as agropecuárias de bairro até as grandes marcas de insumos agrícolas. Para isso, prestar um bom atendimento, oferecer soluções de qualidade e garantir diferenciais é fundamental. Mas, além disso, o marketing no agronegócio é outro fator importante para ganhar espaço em um mercado cada mais competitivo.

De acordo com o  (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada)¹, a participação desse segmento no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2018 foi de 21,1% ― 5,6% no ramo pecuário e 15,5% no ramo agrícola. E no país que pretende aumentar a produção de alimentos² em 30% até 2030, esses números só têm a crescer.

Isso é positivo para a economia e, é claro, para o bolso dos empreendedores. Por isso, o que não falta são pessoas querendo investir no segmento. Só as AgTechs³, as startups do agro, tiveram crescimento de 70% em 2017 e já movimentam R$ 15 bilhões por ano. Tudo isso para que o produtor rural tenha as melhores soluções para aumentar a produtividade e a qualidade da sua lavoura ou rebanho.

Mas se o crescimento do agronegócio, assim como a tecnologia e as novas práticas de manejo, têm feito com que muitas pessoas invistam nesse ramo, não dá para ignorar o aumento da concorrência. E aí voltamos ao início deste artigo: o marketing no agronegócio é uma alternativa eficiente para ganhar visibilidade e conquistar espaço. Mas como fazer isso?

Como utilizar o marketing no agronegócio

Quando tratamos de marketing no agronegócio, o primeiro passo para colher bons resultados é saber quem é o seu público-alvo. E aí é importante entender que o produtor rural de hoje não é mais o mesmo de uns anos atrás e, ainda, que existem diferentes perfis nesse grupo. Comunicar-se com um pequeno agricultor familiar não é o mesmo que falar com um grande pecuarista, por exemplo.

Aliás, o público-alvo também depende do seu modelo de negócio. Uma empresa que vende insumos agrícolas pode ter como personas o gestor de uma agropecuária ou cooperativa, o produtor que cultiva para exportação e o jardineiro que compra os insumos para atender seus clientes. Todos eles utilizam os produtos, mas com finalidades diferentes.

Já uma loja agropecuária pode ter como personas um grande produtor rural, um agricultor familiar e um agrônomo que faz consultoria para propriedades. Novamente, tratam-se de públicos diversos. Por isso, é importante conhecê-los e traçar estratégias diferenciadas de acordo com as necessidades, os desafios, os gostos e os hábitos de cada um deles.

E falando em hábitos, conhecê-los é fundamental para definir as ações de marketing no agronegócio. Prova disso é a 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural⁴, publicada pela ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), por exemplo. Ela mostra que 96% dos produtores têm celular, que 20% já cotaram sementes e defensivos pela internet e 17% já buscaram por fertilizantes on-line.

Relatórios como este, além de pesquisas com os seus próprios clientes, geram insights interessantes sobre como fazer marketing para o seu público-alvo. Se você sabe que a maioria dos seus clientes em potencial utiliza dispositivos móveis, fica claro que oferecer um site e um blog responsivo é essencial, assim como desenvolver outras ações acessíveis por esse tipo de equipamento.

O conteúdo é outro aspecto fundamental. Como a pesquisa evidencia, muitos produtores pesquisam on-line sobre itens que precisam para a sua lavoura. Dessa forma, empresas que produzem conteúdo relevante e qualificado sobre assuntos que interessam a esse público podem ganhar a credibilidade e a confiança do visitante, como já mostramos em nosso artigo sobre marketing de conteúdo.

Para isso, você pode criar um blog, fazer publicações nas redes sociais, investir em mídia paga, entre outras estratégias. Em todos esses casos, é indispensável ter atenção às técnicas de SEO para que os seus canais sejam bem ranqueados nos buscadores e, assim, o seu negócio ganhe mais visibilidade e atraia consumidores que precisam dos seus produtos.

Durante esse processo, também é importante analisar como os seus concorrentes se posicionam, isto é, quais são os canais que eles utilizam, de que forma se comunicam com os clientes, entre outras características. A intenção não é copiar as estratégias deles, é claro, mas entender os pontos fracos da concorrência para desenvolver ações ainda melhores.

Essas e outras práticas trazem vários benefícios, como o maior tráfego para o seu site, a possibilidade de mensurar resultados com facilidade, o fortalecimento da marca e a fidelização de clientes, o que certamente contribui para o aumento das suas vendas. Para que tudo isso dê certo, no entanto, é essencial contar com profissionais especializados, que sabem como planejar e executar cada ação.

Na Humantech, nós temos uma equipe de especialistas em marketing no agronegócio e em outras diversas estratégias para otimizar seus resultados. Acesse o nosso site ou entre em contato conosco para saber como podemos ajudar você e a sua empresa. E se você tiver alguma dúvida sobre esse assunto, fique à vontade para deixar seu comentário. Nós estamos à disposição!

¹ Cepea

² Estadão

³ Brasil Agro

⁴ Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio

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