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M-commerce: aumente as vendas com o mobile a favor da sua empresa

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Na praia, na fila do banco ou no caminho para casa. Graças ao desenvolvimento e à popularização dos dispositivos móveis, acessar a internet ficou mais fácil. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Brasil já são 168 milhões de smartphones em uso e a tendência é que esse número cresça ainda mais, alcançando, em 2018, a marca de 236 milhões. Sabe o significado disso? A crescente conexão à rede de computadores via mobile é um importante mercado a ser explorado. Por isso, embora o e-commerce já esteja consolidado, quem não investir em m-commerce pode ficar para trás.

Essa afirmação não é um exagero. Para se ter uma ideia de como a área está crescendo, basta observar outra pesquisa, desta vez realizada pela PayPal e pela Ipsos¹. Segundo os dados apresentados em 2015, o comércio eletrônico em dispositivos móveis representou 15% das vendas feitas pela internet no mundo. Quando restringimos à realidade brasileira, esse número corresponde a 12%, de acordo com o relatório WebShoppers². Diante dessas informações, a importância de acessos via tablets e smartphones para aumentar as vendas não deve ser ignorada.

O m-commerce é uma abreviação do termo em inglês mobile commerce, que define toda transação de bens e serviços feita por meio de dispositivos móveis, sendo, por isso, considerado uma modalidade do comércio eletrônico. Ele proporciona mais uma alternativa para conquistar aquelas pessoas que vivem conectadas e utilizam tablets e smartphones como instrumentos para efetuar tarefas necessárias no dia a dia, como operações bancárias, acompanhar notícias e, claro, fazer compras.

Uma das principais características desse tipo de comércio é a relação que desenvolveu com as redes sociais. A interatividade desses espaços é aproveitada pelo m-commerce para potencializar as vendas, pois elas permitem o compartilhamento da experiência de compra, ampliando a influência da marca entre os usuários.

As ferramentas do m-commerce

Já comentamos aqui no blog sobre a importância de desenvolver sites responsivos tanto para proporcionar uma boa experiência aos visitantes quanto para ganhar um bom rankeamento nas pesquisas on-line. Essa alternativa faz com que sua plataforma se adapte aos diversos dispositivos (desktops e mobile), tornando a navegação mais interessante e agradável para os consumidores. Isso aumenta as chances de eles visitarem as páginas de diferentes produtos, retornarem em outro momento e recomendarem seu serviço, o que é extremamente positivo para sua empresa.

Os aplicativos desenvolvidos para os diferentes sistemas operacionais, como Android, IOS e Windows Mobile, também merecem destaque. Eles já são bastante comuns e correspondem àqueles softwares disponibilizados para download, elaborados para funcionar exclusivamente nesses sistemas. Os famosos apps são importantes para o e-commerce, pois solucionam duas questões relacionadas ao mobile: a dificuldade encontrada tanto na visualização de conteúdo quanto na procura de produtos quando não há uma versão para esses dispositivos.

Todos nós sabemos o quão desestimulante é navegar por um e-commerce em que as informações estão desorganizadas e somos obrigados a rolar demais a página para encontrar o que buscamos. Quando isso acontece, a reação mais natural acaba sendo abandonar o site e partir para outro. Evitar que situações assim ocorram é justamente a função dos aplicativos projetados para os dispositivos móveis, pois são mais eficientes e conseguem utilizar os próprios recursos dos aparelhos, proporcionando uma experiência mais fácil e intuitiva.

Paralelamente, também  é possível desenvolver uma versão dos próprios sites que será visualizada via browser exclusivamente nesse aparelhos. Essa alternativa é chamada de site mobile ou web app e, embora utilize a mesma tecnologia dos responsivos, é bem diferente deles. Isso porque não se trata de apenas adaptar o conteúdo à tela do aparelho, mas sim de criar um layout diferenciado para o mobile. Normalmente as informações são apresentadas em formato de lista com o objetivo de garantir melhor navegabilidade e usabilidade.

E quais são as vantagens?

Para você entender melhor os benefícios de investir em plataformas exclusivas para a experiência mobile, listamos três aspectos que comprovam a eficácia do m-commerce:

  1. Oferece um acesso rápido à loja: Os consumidores não precisam mais ir até um ponto físico da sua loja ou esperar ter acesso a um computador para comprar. Em poucos cliques no smartphone, podem procurar e adquirir seus produtos enquanto esperam atendimento médico, por exemplo.
  2. Atrai novos consumidores: Além de facilitar a manutenção da base de clientes, o m-commerce também ajuda na conquista de novos. Sabe aqueles momentos em que você está navegando pelos sites e, “acidentalmente”, encontra uma loja com serviços bem interessantes? A lógica é essa.
  3. Cria um novo canal de marketing: Com ele é possível personalizar ainda mais a experiência do usuário, considerando o comportamento dele no aplicativo ou no próprio web app. Assim, as recomendações de produtos são direcionadas de acordo com o gosto de cada pessoa, além de ser mais fácil ter um contato direto com ela, oferecendo descontos e lembrando dos produtos esquecidos no carrinho.

Agora é com você! Desenvolva alternativas mobile para seus clientes e potenciais clientes, pois logo os resultados positivos serão notados. E se ainda precisar de um estímulo, aqui vai um exemplo prático: a Dafiti. Certamente já deve ter visto propagandas desse e-commerce enquanto navegava pela internet. Ele é considerado o maior do país no setor de varejo de moda e, segundo os dados da empresa, 40% do tráfego obtido no site tem origem mobile!

O e-commerce é realmente um mercado que merece atenção. Se você ainda está na fase de planejamento, confira nosso infográfico com as vantagens de investir nele!

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