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Influenciadores digitais: da Rihanna à gente como a gente

influenciadores digitais

Provavelmente, você já ouviu falar nos influenciadores digitais ou até mesmo já teve contato com o conteúdo produzido por algum deles, não é verdade? Essas pessoas — sejam celebridades, sejam pessoas comuns — têm um grande poder de alcance e de repercussão na internet e, por isso, podem impactar o público-alvo da sua marca e trazer novos clientes para a empresa.

Bom, até aí nada de novo: faz um tempo que as equipes de marketing têm firmado parcerias com os influenciadores digitais para fazer com que produtos e serviços cheguem até seus consumidores em potencial. E o motivo é justo: segundo um estudo¹, 76% dos compradores on-line já adquiriram algo influenciados por essas pessoas, o que demonstra a relevância dessa estratégia.

Mas por que os influenciadores fazem tanto sucesso? Quando são celebridades, a justificativa é bem simples, afinal, as pessoas querem saber mais sobre seus ídolos, principalmente o que fazem em suas vidas particulares. Porém, cada vez mais pessoas comuns têm conquistado espaço na internet e é justamente isso que pode fazer a diferença na sua estratégia de marketing.

Gente como a gente: o poder dos influenciadores digitais

Investir em mídia paga é uma das principais ações utilizadas no marketing digital para destacar uma marca e seus produtos e conteúdos na internet. De fato, trata-se de uma prática fundamental para os resultados, mas você, provavelmente, já se deparou com clientes que não costumam ser atraídos por anúncios feitos pela própria empresa mostrando os benefícios e diferenciais dos seus produtos.

Isso porque é mais do que óbvio que toda empresa vai reforçar as vantagens dos itens que vende em seus anúncios. Então, surge a pulga atrás da orelha do consumidor: será mesmo que esses produtos são tão bons quanto a marca está dizendo? Para resolver essa questão, ouvir experiências de pessoas que já os utilizaram é uma boa ideia. E é aí que entram os influenciadores.

Segundo dados do Google², pesquisas com o termo “product review” — avaliação de produto, em português —, cresceram 35% nos Estados Unidos, o que demonstra que a busca por esse tipo de conteúdo tem aumentado. Esse cenário oferece uma ótima oportunidade para que as marcas usem os influenciadores digitais justamente para testar os seus produtos.

Porém, o pulo do gato para conquistar novos clientes é fazer isso de maneira natural. Afinal, se as pessoas querem experiências reais para decidirem pela compra de um produto, pode ser pouco estratégico fazer uma parceria com uma celebridade para que ela publique apenas uma foto com o produto. Aliás, posts assim são marcados como anúncios nas redes, o que pode afastar os usuários.

Dessa forma, quando falamos sobre como conquistar clientes em potencial a partir de experiências e opiniões reais sobre algo, o melhor a fazer é investir em um conteúdo que mostre alguém usando esse item. E aí, podem ser celebridades, pessoas comuns que têm uma boa influência nas redes ou mesmo alguém da sua equipe de marketing que saiba tudo sobre o produto.

Veja um exemplo: a cantora Rihanna publica tutoriais de produtos da sua marca de cosméticos Fenty Beauty às terça-feiras no canal da empresa no YouTube³. Mesmo que a artista seja a dona do negócio, vê-la mostrando como usar as maquiagens oferece muito mais credibilidade, impactando na decisão pela compra dos artigos.

Conforme o Google⁴, aliás, mais de 50% dos consumidores disseram que os vídeos on-line já ajudaram na escolha por uma marca ou um produto. Outro dado super relevante é o que mostra que três em cada quatro usuários que assistem vídeos no YouTube acham importante a presença de pessoas reais, autênticas ou parecidas com eles. Isto é, a identificação entre as partes é um aspecto valioso.

Nesse sentido, pode até ser que uma celebridade como a Rihanna não seja a pessoa mais indicada para anunciar um carrinho de bebê ou uma batedeira. Mas influenciadores digitais que façam parte desses universos podem fazer muito bem esse trabalho! Que tal firmar parceria com uma mulher que tenha um canal voltado para a maternidade ou com uma chef de cozinha, por exemplo?

Certamente, esse tipo de estratégia chamaria a atenção do seu público-alvo e traria mais visibilidade para a sua marca. Além disso, outra forma de atrair a sua persona é fazer dos seus colaboradores os influenciadores digitais. Nesse caso, é a sua própria equipe que aparece nos vídeos e em outros materiais para tirar dúvidas e mostrar como utilizar cada produto.

Um exemplo disso é o canal da Leroy Merlin Brasil⁵ no YouTube, que traz os profissionais da empresa ensinando como escolher os artigos, de que forma utilizá-los ou como transformar um ambiente. Dessa forma, os usuários que acessam a plataforma têm todas as informações que precisam para tomar uma decisão de compra e a marca ganha credibilidade com seus potenciais clientes.

Deu pra ver que o que não faltam são opções para que os influenciadores digitais se tornem parte da sua estratégia de marketing, não é? Então, avalie a possibilidade de investir nesse tipo de ação e, se precisar de ajuda nessa jornada, conte com a Humantech! Nossa equipe está a postos para tirar seus planos do papel e apoiar a sua empresa na conquista de resultados ainda melhores!

¹ Uol

² Google

³ YouTube

Google

YouTube

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