Educação a distância (EAD) para franquias é sinônimo de resultados eficazes

Educação a distância (EAD) para franquias é sinônimo de resultados eficazes

Educação a distância (EAD) para franquias é uma receita de sucesso! E o motivo é simples: esta modalidade de ensino pode significar a expansão dos negócios e uma revolução na qualificação de franqueados. Afinal, diante de um mercado dinâmico e em constante desenvolvimento, o uso das novas tecnologias e técnicas para ajudar na integração de franqueados e colaboradores aos valores da empresa deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade. Mas como isso é possível? É isso o que vamos explicar neste artigo.

A EAD é caracterizada pelo ensino fora da sala de aula física. Nasceu como uma forma de ensino mais democrática, pois facilita o acesso das pessoas à educação ao quebrar as barreiras geográficas e adaptar o ensino aos horários disponíveis de cada um. Estas características, são, inclusive, alguns dos motivos pelos quais a educação a distância tornou-se tão importante para o meio corporativo.

Essa modalidade tem crescido bastante desde seus primeiros cursos, em 1843, quando eram realizados por correspondência. De lá para cá, já teve um importante avanço com as videoaulas, como o Telecurso 2000 (da década de 1980 até aproximadamente o ano 2000), e ganhou um novo impulso com a popularização do uso da internet. Foi a partir daí que os cursos disponíveis em ambiente virtual, denominados de e-learning, foram sendo desenvolvidos e aprimorados para atender às mais diferentes necessidades da educação, desde a formação básica até o treinamento e a atualização de profissionais em uma empresa.

E-learning: a modalidade que está fazendo a diferença

O e-learning trouxe uma nova proposta para a educação a distância, revolucionando a relação de ensino-aprendizagem. Isso porque os cursos são hospedados em uma plataforma LMS (do inglês, Learning Management System), também conhecida como SGA (Sistema de Gestão da Aprendizagem), que funciona como uma sala de aula virtual. Ela permite a disponibilização de conteúdo em diversos formatos (texto, áudio, vídeo), além de oferecer uma relação mais próxima entre tutores e alunos. Tanto que é possível reuni-los em fóruns para promover a discussão sobre algum tema ou tirar as dúvidas que surgiram durante o estudo individual.

Com isso, os participantes dos cursos têm a liberdade de acessar os materiais sempre que precisam e a partir de qualquer lugar, desde que tenham um aparelho com acesso à internet. Dessa forma, tornam-se independentes em relação ao aprendizado, adaptando seus horários de estudo de acordo com sua disponibilidade, descobrindo e aproveitando, inclusive, os momentos em que são mais produtivos. E isso não é tudo. O LMS permite a adoção de técnicas que tornam o aprendizado mais interessante e interativo, e o resultado é que as pessoas ficam mais engajadas e motivadas com o curso ou o treinamento.

Outro aspecto importante dessa plataforma é que ela permite o acompanhamento remoto integral do desempenho e do avanço dos usuários. Isso acontece porque todas as atividades realizadas e os resultados obtidos ficam registradas no sistema, gerando dados importantes para os tutores acompanharem a evolução de cada um. Assim, podem sugerir mais atividades ou conteúdos extras para o reforço do aprendizado, caso seja necessário.

E por que vale a pena?

Quando focamos na realidade empresarial, a educação a distância por meio do e-learning proporciona um ótimo custo-benefício para as empresas, pois os profissionais otimizam o aprendizado, a empresa sente a mudança nos processos em pouco tempo e, para completar, o investimento é menor do que aquele necessário para os cursos presenciais (quando se pensa em longo prazo). Muita coisa? Calma, vamos explicar melhor cada um desses aspectos.

Como já comentamos, o e-learning se adapta às necessidades de cada um. Primeiro porque proporciona uma flexibilização dos horários de estudo e, depois, porque permite a personalização do conteúdo para atender às especificidades de cada participante. Isso não significa dizer, entretanto, que sua franquia precisa criar cursos diferentes para cada um dos franqueados e seus colaboradores, mas, sim, que os temas serão organizados de modo a se adaptarem às necessidades específicas dos participantes.

Assim, no caso de uma franquia de beleza, por exemplo, se um profissional já tem domínio em design de sobrancelhas, não precisa assistir a tantas aulas sobre este assunto quanto os colegas que ainda precisam se inteirar em relação a esta atividade. O benefício é que as pessoas não precisam investir tempo em temas que já conhecem e continuam sendo estimuladas com novos conteúdos.

Além disso, a motivação e o engajamento dos participantes também são estimulados por meio de técnicas especiais, como a andragogia, que utiliza as melhores formas de ensino focadas no perfil dos adultos, e o gamification, que utiliza elementos típicos de games (ranking e premiações, por exemplo) para deixar o estudo mais interessante. O resultado é a rápida aprendizagem, que logo é colocada em prática. E direcionando ainda mais para a realidade das franquias, podemos citar a possibilidade de simular o ambiente de trabalho, fazendo com que franqueados e suas equipes saibam agir da melhor forma em diferentes situações. Mas sobre isso falaremos daqui a pouco.

Antes, vamos destacar um dos elementos que deve ter chamado a sua atenção: apesar de todas essas características de personalização e mobilidade, o investimento pode ser menor em relação ao necessário em cursos e treinamentos presenciais. Como assim? Bom, não estamos dizendo que desenvolver cursos em e-learning demanda poucos recursos. O que queremos dizer é que, em longo prazo, garante uma importante economia. O motivo é simples: cada empresa cria uma plataforma LMS própria, na qual todos os cursos e treinamentos ficam hospedados.

Dessa forma, ao invés de pagar deslocamentos, hospedagem e profissionais para ministrar o conteúdo presencialmente em várias ocasiões, é possível reutilizar um único curso sempre que for necessário. Basta dar um login e uma senha de acesso para os novos participantes. Quer dizer: o investimento principal acontece uma única vez.

Como usar educação a distância (EAD) para franquias

A EAD pode ser utilizada para atender vários objetivos de uma franquia (desde aquelas com uma equipe enxuta até as grandes redes), como treinamento de franqueados e das suas equipes no entendimento dos padrões da franquia e o desenvolvimento da educação continuada na rede como um todo. Essa modalidade de ensino está fortemente ligada à gestão do conhecimento, uma disciplina essencial para a inovação na empresa, a fortificação da marca no mercado e o consequente crescimento dos negócios. Mas como fazer isso?

Bom, uma das maiores necessidades das franquias é transmitir de forma eficaz sua identidade corporativa para que os franqueados estejam sempre em harmonia com a empresa como um todo. E isso inclui tanto os aspectos estéticos (decoração, arquitetura, uniforme dos funcionários) quanto a forma de trabalho, já que se está replicando um modelo de negócio. Os treinamentos on-line conseguem cumprir essa missão, com economia de tempo e de recursos. Além disso, a possibilidade de simular as diversas situações no ambiente de trabalho permite uma melhor preparação dos franqueados para lidar com qualquer dificuldade que possa surgir, sem que a marca seja prejudicada.

Outro aspecto fundamental é o desenvolvimento da educação continuada para todos os colaboradores da rede, oferecendo cursos de atualização e treinamentos para novos funcionários. Esse processo é essencial, pois além de integrar todos à cultura da franquia, faz com que eles aprimorem as habilidades que já têm e desenvolvam outras novas. Como resultado, você ganha profissionais mais engajados com a empresa e dispostos a buscar soluções inovadoras para os processos, tornando-os melhores e otimizando seus resultados.

Por isso, não perca mais tempo e avalie já como implementar a educação a distância para sua franquia. Baixe gratuitamente nosso e-book e aprenda mais sobre esse tema. Caso tenha dúvidas sobre o assunto, fique à vontade para falar com nossa equipe de especialistas. É só deixar um comentário!

Clique aqui e baixe grátis o e-book sobre EAD para franquias

 

Tópicos:

Comentários