Educação

E-learning para agronegócio: como esse método pode beneficiar o segmento

e-learning para agronegócio

Ao mesmo tempo em que as enxadas e outras ferramentas manuais dão lugar às máquinas agrícolas em muitas lavouras, outras práticas que têm a tecnologia como pilar também chegam ao campo. Um exemplo é o e-learning para agronegócio, um método de aprendizagem que utiliza o ambiente virtual para possibilitar a transmissão de conhecimento.

O que é e-learning e como esse método funciona

Ao falarmos em aprendizagem a partir do ambiente virtual, é provável que você tenha lembrado do conceito de educação a distância (EaD), não é? De fato, o e-learning é uma das modalidades de EaD e se difere das outras justamente pelo “e” que antecede a palavra learning (aprendendo, em inglês). O termo pode ser entendido como suporte de tecnologia ou internet como apoio para a educação.

Assim, o e-learning é o método de aprendizagem que utiliza a tecnologia, principalmente a internet, na educação a distância. Essa característica traz vários benefícios em comparação às primeiras fases da EaD, em que o conteúdo era transmitido por meio de correspondências e, mais tarde, a partir da televisão e de alguns outros meios.

Afinal, o ambiente digital torna o ensino e a aprendizagem mais flexíveis, tanto em relação ao tempo de dedicação de quem aprende quanto ao tipo de conteúdo produzido por quem ensina. Os alunos podem escolher o melhor momento para assistir às aulas conforme a disponibilidade que têm, já que os materiais podem ser acessados 24 horas por dia.

E o melhor é que é possível investir em cursos que estimulem a interatividade e o engajamento entre os usuários a partir de técnicas como o gamification, que promove uma assimilação ainda maior do conhecimento transmitido. Além disso, uma das principais vantagens do e-learning é a possibilidade de criar conteúdos personalizados para atender às necessidades de cada público.

Por que o e-learning para agronegócio é uma boa solução

Há alguns anos, utilizar ferramentas digitais para alcançar quem atua no agronegócio poderia parecer algo inviável. Primeiro, porque a internet ainda não era realidade para muita gente que vive em áreas rurais. Depois, porque, mesmo as pessoas que já tinham acesso a essa tecnologia, não costumavam utilizá-la com frequência ou para buscar informações a fim de otimizar a produção.

No entanto, esse panorama tem mudado na última década. Prova disso é uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (AMBRA)¹, que mostra que, em 2013, somente 17% dos produtores rurais entrevistados tinham um smartphone. Já em 2017, esse número saltou para 61%, o que destaca a mudança de hábito desse grupo.

A internet diminui as barreiras entre o campo e a cidade e traz muito mais facilidade para quem vive do agro, inclusive em relação à educação. Um exemplo é justamente o e-learning para agronegócio: com ele, os produtores rurais podem aprender novas técnicas de cultivo e criação, entender como gerir a propriedade com mais eficiência e conhecer soluções inovadoras para a produção.

Esse novo cenário abre margem para que as empresas desse segmento se aproximem ainda mais do seu público-alvo. Imagine uma marca que comercializa máquinas agrícolas e oferece treinamento em e-learning para os agricultores que adquirem seus equipamentos. Certamente, ela seria capaz de estreitar a relação com seus clientes e ganhar credibilidade por oferecer uma solução como essa.

Além disso, os custos também seriam reduzidos para a empresa. Afinal, disponibilizar um único curso completo e personalizado para todos os consumidores é muito mais barato do que reunir produtores em diversos encontros diferentes. Dessa forma, economiza-se em aluguéis de sala, pagamento para instrutores, deslocamentos, alimentação, entre outras despesas.

Mas não são apenas os consumidores finais que podem aproveitar os benefícios do e-learning para agronegócio. É possível investir em treinamentos também para outros públicos, como revendedores, parceiros e franqueados. Com isso, a empresa pode garantir que todos estão falando a mesma língua no contato com os clientes, assegurando ainda mais qualidade em cada serviço.

Como utilizar o e-learning para agronegócio

A implementação do e-learning para agronegócio exige um bom planejamento, que começa a partir da compreensão das necessidades da empresa e do público-alvo dela. Imagine, por exemplo, que sua equipe constatou que os representantes estão tendo muita dificuldade em explicar as funções e os benefícios de um determinado produto para o consumidor, o que tem reduzido as vendas.

Nesse caso, a necessidade da marca é treinar a equipe para que os profissionais entendam todas as características e vantagens das soluções que você oferece. Para isso, é essencial usar a linguagem que é comum para eles e disponibilizar materiais que sejam realmente atrativos para esse público. A possibilidade de personalizar os treinamentos, aliás, é uma das principais vantagens do e-learning,

Depois de fazer essa primeira análise, é preciso escolher a plataforma para a gestão da aprendizagem on-line, chamada de Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) ou de Learning Management System (LMS). Ela atua como uma sala de aula on-line, pois é nela que os treinamentos são montados, acompanhados e acessados pelos participantes.

Após definir a plataforma, o próximo passo é produzir o conteúdo da capacitação. O ideal é criar um roteiro e dividir as informações em módulos para tornar o curso mais dinâmico. E por falar nisso, não esqueça de investir em interatividade e formas de engajar o público. Esses são aspectos fundamentais para que o e-learning tenha sucesso em qualquer iniciativa.

Em seguida, depois de tudo pronto, é só convidar o público-alvo para participar do treinamento e acompanhar os resultados dessa ação por meio da plataforma. Também é indicado estabelecer métricas e indicadores que possibilitem verificar qualitativa e quantitativamente o aproveitamento da ação pelos participantes, a fim de visualizar melhor os benefícios trazidos por ela.

E então, deu pra perceber que o e-learning tem um grande potencial para o agronegócio, concorda? Esse método de aprendizagem deve se tornar ainda mais comum nesse setor nos próximos anos e a sua empresa tem tudo para ganhar com ele! Acesse o nosso site ou entre em contato conosco e veja como nós podemos ajudar você nessa empreitada!

Se ainda restou alguma dúvida sobre e-learning para agronegócio, deixe seu comentário! Assim, nós enriquecemos ainda mais essa conversa.

¹ Canal Rural

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