Tecnologia

Por que um aplicativo próprio pode ser uma boa solução para sua empresa

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Duzentos e trinta milhões: esse é o número estimado¹ de smartphones ativos no Brasil. A tecnologia móvel alcança cada vez mais espaço e, diante desse cenário, o uso de aplicativos também tem se intensificado no país. Tanto é que o mercado brasileiro de apps é o segundo² que mais cresce no mundo. Nesse sentido, que tal desenvolver um aplicativo próprio para a sua empresa?

Os números mostram que essa pode ser uma boa solução para as marcas. De acordo com a pesquisa Análise do E-commerce no Mundo³, divulgada pela Criteo, os aplicativos correspondem a 30% das vendas feitas em dispositivos móveis na América Latina. Aliás, a taxa de conversão nos apps é três vezes maior do que na mobile web ─ 10% contra 3%, respectivamente.

E a tendência é de que os aplicativos ganhem ainda mais importância nas vendas. Pelo menos é o que já acontece em outras partes do mundo. Na América do Norte, na região Ásia-Pacífico, no Oriente Médio e na África, as transações por aplicativo já somam 50% ou até mais da metade do total de operações, segundo o mesmo estudo.

Mas vale a pena investir em um aplicativo próprio para a sua empresa? Isso depende do perfil dela e dos hábitos da sua persona. Se a sua marca faz vendas on-line ou oferece serviço de streaming, por exemplo, os números mostram que essa pode ser uma boa solução. Porém, existem públicos que ainda são alheios a esse tipo de ferramenta. Por isso, vale fazer uma avaliação completa.

Os benefícios de contar com um aplicativo

Oferecer uma ferramenta que se adapta aos espaços frequentados pelo seu público já é, por si só, o principal benefício de contar com um aplicativo. Afinal, isso torna muito mais prática e fácil a rotina dos seus potenciais clientes, o que, é claro, contribui para que eles interajam, usem seus serviços ou comprem aquilo que você comercializa. E tudo isso rende outras vantagens.

O contato direto entre consumidor e marca, por exemplo, gera uma aproximação maior entre ambas as partes. Não existe nenhuma barreira nesse relacionamento: basta acessar o app para que o cliente tenha acesso a todas as informações que precisa, confira os dados sobre seus pedidos, saiba mais sobre outros canais da empresa, consuma conteúdo e entre em contato com a instituição.

E o melhor é que, em alguns casos, ele não precisa sequer estar conectado à internet. Grande parte dos aplicativos tem funções que podem ser acessadas mesmo off-line, o que é ideal para momentos em que o usuário não tem acesso à web ou não quer gastar seu plano de dados, um diferencial valioso para conquistar clientes.

Outra grande vantagem é que, com um aplicativo, você tem um canal de marketing direto com o cliente. Não precisa anunciar em televisão, rádio ou internet. Basta que o usuário faça o download do aplicativo para que você possa enviar várias informações diretamente para ele, desde novos conteúdos até ofertas imperdíveis.

Essa é uma oportunidade única para estreitar ainda mais a relação com os potenciais consumidores, fidelizá-los e, ainda, torná-los embaixadores da sua marca. Aliás, o design do aplicativo contribui para isso também, já que os usuários se sentem ainda próximos da empresa ao ter o app dela instalado em seus celulares. É só abrir e se comunicar!

O que analisar ao desenvolver um aplicativo próprio

Além de analisar o perfil da empresa e os hábitos da persona, como já dissemos, para desenvolver um aplicativo próprio também é necessário avaliar outros aspectos. Dê preferência para apps nativos ou híbridos, que são mais adequados para aproveitar todas as funções dos dispositivos móveis. Os nativos possuem velocidade e performance ainda melhor.

Verifique, também, qual é o melhor sistema operacional para desenvolver o aplicativo. Essa avaliação deve levar em conta o seu público, as dificuldades e vantagens para a programação, os recursos de cada tipo de sistema, entre outros fatores. Vale lembrar que, até dezembro de 2018, no Brasil, 94,9% dos smartphones⁴ operavam com Android.

Depois, faça a programação e defina o design do aplicativo, que precisa ser intuitivo e considerar as principais práticas de UX (experiência do usuário) e UI (interface do usuário). O passo seguinte é fazer a publicação do aplicativo nas app stores, considerando as boas práticas de App Store Optimization para que ele seja atrativo para o público.

Por fim, é hora de anunciar a novidade para os usuários e começar a incluir o aplicativo em todas as suas campanhas de marketing de forma integrada, dando relevância à omnicanalidade. Com isso, os seus potenciais clientes ganham mais um canal para se comunicar ou comprar com a sua empresa e você oferece uma ótima experiência aos seus consumidores!

E então, preparado para apostar em um aplicativo para a sua marca? Se restou alguma dúvida sobre o assunto, fique à vontade para deixar um comentário aqui embaixo.

¹ Uol

² Canaltech

³ Criteo

Kantar

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