Mídia

O poder dos smartphones para a geração atual

O poder dos smartphones para a geração atual

O número de smartphones no mundo chegou a seu décimo dígito neste terceiro trimestre de 2012. Em todo o planeta já são mais de 1 bilhão que carregam seus telefones espertos por aí.  De acordo com um relatório da Strategy Analytics uma em cada sete pessoas possui um smartphone, elevando o total para 1.038 bilhão em todo o mundo. Nessa mesma época do ano passado haviam 708 milhões — um crescimento de mais de 290 milhões em apenas um ano.

Esses aparelhos inteligentes estão se espalhando de forma incrivelmente rápida. O telefone levou 25 anos para chegar a 10% de penetração no mercado, a eletricidade, 30 anos — o smartphone alcançou esse índice em menos de 10 anos. O tempo estimado de maturação de uma tecnologia é o período que ela leva para passar de 10 a 40% de penetração no mercado. Essa maturação levou 39 anos para o telefone e cerca de 14 anos para o computador. O telefone celular alcançou esse patamar em torno de seis anos, o smartphone em apenas três.

Os smartphones ainda não alcançaram o nível de saturação da tecnologia, que é quando ela chega a 75% de penetração no mercado. Os telefones celulares levaram 11 anos para alcançar esse índice, mas a tecnologia mais rápida nesse sentido foi, até o momento, a televisão, que atingiu sua saturação em cinco anos.

Veja na matéria abaixo a luta dos gigantes da tecnologia pela busca de espaço nesse mercado. A reportagem é de abril desse ano e, claro, quando falamos em smartphones, em seis meses muitas coisas mudaram. Porém, a matéria dá um panorama interessante da dominação e crescimento desses aparelhos no mundo:

Comércio móvel

Com tanta gente levando telefones-computadores em seus bolsos, os serviços acerca desse mercado têm se diversificado e crescido cada vez mais. Ainda segundo a Strategy Analytics, o número de aplicativos baixados anualmente deve crescer 38%, chegando a mais de 32 bilhões este ano.

O e-commerce acompanhou a mobilidade dos consumidores e desenvolveu uma nova modalidade de comércio eletrônico: o m-commerce (mobile commerce/ comércio móvel). Em uma pesquisa sobre mercado móvel e o m-commerce no Brasil, realizada pela Hi-Midia em parceria com a M.Sense, 93% dos entrevistados disseram utilizar os aparelhos para buscar informações sobre produtos e serviços. Ainda segundo o estudo, as pesquisas Google via mobile cresceram 400% em dois anos. As buscas on-line já adquiriram maior importância que as lojas físicas e outros tipos de mídia como jornais, revistas e TV na hora da decisão de compra. Os meios mais utilizados nesse processo são: em primeiro lugar, o computador, em segundo, os smartphones e, em terceiro, tablets. Confira abaixo a pesquisa completa:

Audiovisual portátil

Vídeo móvel está se tornando rapidamente um fenômeno de consumo de massa, assim como fotos digitais eram no início do ciclo de adoção de smartphones. O aprimoramento da tecnologia também contribui para essa expansão. Em um novo relatório, a empresa BI Intelligence analisa o impacto da 4G LTE no crescimento dos vídeos em dispositivos móveis nos Estados Unidos. Nos últimos dois anos, o público de vídeo móvel cresceu 77%, chegando a 36 milhões de telespectadores. No Brasil, essa tendência também aparece. O relatório da Hi-midia aponta que 52% dos entrevistados usuários de smartphone utilizam o aparelho para assistir a vídeos. Entre os usuários de tablets, esse índice é maior — 54% — sendo essa a terceira categoria de aplicativos mais acessada nessa plataforma.

Um relatório da Cisco divulgado no início do ano já apontava o poder dos vídeos móveis, prevendo que o conteúdo de vídeo será o grande responsável pelo crescimento no tráfego móvel.  De acordo com o estudo, vídeos vão gerar mais de 70% do movimento de dados móveis até 2016. Outra tendência é que a velocidade da conexão móvel continue a aumentar, com uma estimativa de crescimento de 56% em quatro anos.

Clique na imagem abaixo e veja como os vídeos móveis têm sido acessados não somente enquanto os usuários estão na rua, mas também em casa.

O poder dos smartphones para a geração atual

Confira uma recente pesquisa que revela o comportamento dos usuários de dispositivos móveis:

Tópicos: