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Veja como o e-learning para varejo pode deixar a sua empresa mais competitiva

e-learning para varejo

Os novos hábitos de consumo dos clientes, as tecnologias que evoluem a cada dia e a concorrência cada vez mais acirrada exigem das empresas uma atenção redobrada à qualificação dos profissionais que fazem parte dos seus quadros. Nesse sentido, o e-learning para varejo é uma alternativa essencial para garantir a boa sintonia dos profissionais que atuam neste setor.

É indispensável nos dias de hoje que os colaboradores estejam bem-informados para lidar com o alto nível de exigência das pessoas. Afinal, trocar a comodidade do lar e as facilidades da internet por uma loja física, que exige deslocamento, demanda um esforço que precisa ser compensado com um atendimento diferenciado quando o cliente for comprar algo.

O que mantém o varejo tradicional competitivo é a oportunidade de os clientes terem uma espécie de consultoria imediata. Eles veem nas lojas físicas a chance de esclarecer dúvidas sobre aquilo que desejam comprar e podem contar com a praticidade de, dependendo do produto, levá-lo naquele momento para casa.

Mas é preciso que a experiência seja, de fato, positiva. Caso não seja, ele irá acessar algum aplicativo de comparação de preços, verificar onde pode adquirir aquele produto a um preço mais baixo e sair da loja, talvez, para sempre. Afinal, dependendo do atendimento e da atenção dispensada a ele, o cliente não volta mesmo.

E se o atendimento for razoável, mas nada encantador, não há nada que o estimule a comprar na sua loja. Ele vai achar algum lugar que entrega mais rápido, que oferece mais benefícios ou formas de pagar mais facilitadas e vai deixar o dinheiro dele em outro lugar. Se antes da internet tudo isso já era comum, agora essa realidade está cada vez mais forte e presente.

Como manter a competitividade da sua empresa varejista

Como dissemos, a qualificação é tudo. O atendimento é o principal diferencial. Para isso, os vendedores precisam saber o que o cliente procura, quais são as dificuldades dele, como está o mercado e quais são os pontos fortes e fracos da concorrência, tanto a física quanto a digital.

O vendedor precisa ter a ciência de que o consumidor vai querer ver, tocar, conhecer e experimentar o produto. Ele vai querer negociar para que o pagamento fique dentro da sua capacidade orçamentária e vai querer a entrega, senão na hora, num tempo menor possível.

Outro ponto fundamental é o conhecimento a respeito daquilo que está sendo vendido. Acabou a época que o vendedor conseguia vender apenas com o “papo de vendedor”. Hoje ele precisa ter a completa noção do que está falando. Precisa ter informações técnicas e um conhecimento profundo do que está oferecendo. Se ele não tiver, o cliente vai procurar em um blog, fórum ou grupo em rede social e muito provavelmente ficará por lá mesmo, onde venderão o que ele busca.

O conhecimento, nesse sentido, é a ferramenta mais poderosa de um vendedor. E não apenas sobre aquilo que ele vende, mas também sobre alternativas similares no mercado. Por exemplo: se o cliente está buscando tinta na sua loja de materiais de construção, o vendedor tem de saber as características técnicas daquele produto, informações sobre aplicação e conservação, combinação de cores e decoração de modo geral.

Se o cliente diz que encontrou alguma outra vantagem em uma outra marca que a sua loja não oferece, o vendedor precisa conhecer essa outra marca, ter ciência das diferenças entre as duas e fazer essa argumentação junto ao cliente. E não adianta mentir, porque ele vai ter como ir atrás da verdade.

Claro, nem sempre é possível oferecer todas essas coisas e ter todas as informações de tudo. As facilidades devem ser concedidas na medida em que se mantém a sustentabilidade do negócio. E um eventual desconhecimento de algum ponto específico pode ser compensado com a gentileza e a presteza com que se faz o atendimento.

Exatamente por isso, também, os colaboradores devem conhecer as práticas da sua empresa, ter na ponta da língua a visão, missão e valores e ainda estarem sempre atualizados sobre a situação do seu negócio. Com base em todas essas informações, o atendimento ficará mais próximo do que é ideal para oferecer o melhor aos clientes ao mesmo tempo que atende as suas estratégias comerciais.

Por que o e-learning para varejo pode ajudar nessa missão

Como resolver, então, essa necessidade de qualificação de forma eficaz e dinâmica? Sem dúvidas a melhor alternativa é o e-learning para varejo! Para quem não conhece, o e-learning é uma modalidade de ensino a distância que utiliza um ambiente virtual para a transmissão do conhecimento. Por meio do suporte de diversas mídias, como e-books, infográficos e vídeos, é possível complementar o conteúdo para que ele seja mais amplo e reforçado.

Tudo isso por meio de um ambiente remoto e totalmente monitorável, o que permite aos gestores acompanhar a evolução dos usuários. Ou seja, quem acessa esses cursos fica em contato com um conteúdo interativo e inteligente, podendo estudar por meio do dispositivo que achar mais adequado, na hora que quiser.

Isso dispensa a necessidade de contratar profissionais para repassar o conteúdo, reservar sala para as aulas e tomar o tempo dos colaboradores com essas formações. Uma vez investido nesse recurso, a sua empresa o terá por quanto tempo quiser, até que venha a necessidade de atualizar as informações.

Dessa maneira, é possível repassar todas as informações sobre os quatro passos da venda¹, técnicas de negociação, estratégias de abordagem, política empresarial, realidade do mercado, informações sobre os produtos e serviços oferecidos, além de outras informações pertinentes, e formar um verdadeiro exército de profissionais capacitados e atualizados.

Acredite! O e-learning para varejo é a melhor alternativa para a sua empresa brigar de igual para igual com a forte concorrência por qual este setor passa atualmente. Ter colaboradores alinhados e oferecer uma formação que lhes dê prazer em estudar é a chave do sucesso do seu negócio, da satisfação da sua equipe em trabalhar na sua empresa e, claro, de contentamento dos clientes, que serão os beneficiários diretos de todas essas ações.

A Humantech é especialista em e-learning para varejo e pode ajudar a sua empresa a dar este passo fundamental na busca por um crescimento ainda mais qualificado dos seus resultados. Entre em contato com a gente e saiba como podemos contribuir para este desafio na sua empresa!

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¹ Exame

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