Educação

E-learning para cooperativas: solução em educação para esse segmento

e-learning para cooperativas

Investir em educação é indispensável para empresas de todos os portes e segmentos e isso também vale para as cooperativas. Afinal, essas instituições precisam capacitar tanto as equipes quanto os próprios cooperados sobre os princípios do cooperativismo e as suas operações internas. É justamente aí que o e-learning para cooperativas tem sido uma ótima solução.

Isso porque esse método de ensino permite a padronização do processo de aprendizagem, possibilita uma maior personalização do conteúdo, reduz custos e garante mais eficiência na apreensão de todo o conhecimento repassado. Mas antes de falarmos sobre todos esses benefícios, vamos iniciar este artigo explicando melhor o que é e-learning.

O que é e-learning

O significado de e-learning pode ser reconhecido se observamos as palavras que compõem o termo. Learning vem do inglês e significa aprendendo, enquanto o prefixo e pode ser compreendido como o ensino com qualquer tipo de tecnologia ou relacionado especificamente ao uso da internet, duas compreensões que se diferenciam apenas pela abrangência, uma mais aberta e outra mais focada.

O fato é que, como o nome sugere, e-learning é uma modalidade de ensino a distância (EaD) que faz uso das tecnologias digitais para a transmissão do conhecimento. Entre essas tecnologias, cujo uso é o que diferencia o e-learning de qualquer tipo de EaD ─ que também engloba a televisão, cartas etc. ─ destaca-se a internet.

Isso quer dizer que aluno e professor não precisam estar juntos no mesmo lugar e nem na mesma hora para que o conteúdo seja transmitido e apreendido. Basta que haja um computador, tablet ou celular com acesso à internet para que o aluno possa assistir às aulas, fazer os exercícios, enviar perguntas pelo fórum, entre outras iniciativas que contemplam o processo de aprendizagem.

Os benefícios do e-learning para cooperativas

Imagine que, hoje, a sua instituição use os tradicionais treinamentos presenciais para repassar todo o conteúdo para as equipes e cooperados. Para isso, em primeiro lugar, é necessário marcar uma data e um horário em que as pessoas possam comparecer, uma etapa que traz desafios, já que é difícil conciliar as rotinas e tirar os profissionais de seus postos, dependendo da posição que ocupam.

Depois, é necessário encontrar alguém para oferecer a capacitação, que pode ser uma pessoa de fora e com seu próprio conteúdo já preparado ou alguém interno, que pode discutir informações mais de acordo com as demandas da instituição. A cada unidade ou nova turma, essa pessoa, de dentro ou de fora, precisaria ser chamada novamente e repetir todas as instruções.

Além disso, a cada treinamento, seria necessário reservar uma sala e os equipamentos necessários e contratar o instrutor caso ele seja externo. Nem precisa dizer o quanto toda essa organização pode demandar tempo e dinheiro, não é verdade? E isso tudo sem resultados comprovadamente eficazes, já que algumas pessoas consideram essa metodologia de ensino ultrapassada.

Por outro lado, com o e-learning para cooperativas, as vantagens começam logo na produção do conteúdo. Todo ele é criado de acordo com as necessidades da sua cooperativa e pode ser ajustado quando necessário. O treinamento também é padronizado, o que quer dizer que todas as unidades da instituição vão receber, de fato, a mesma capacitação, sem nenhuma distinção.

Como usa a internet, o funcionário pode assistir às aulas no horário que achar mais adequado. Isto é, você não precisa tirar alguém da gestão de pessoas justamente em dia de fechamento, por exemplo. O colaborador pode escolher um dia e horário em que esteja menos atarefado, desde que cumpra com todas as obrigações do curso, como fazer os exercícios.

Aliás, com o e-learning para cooperativas, também fica mais fácil acompanhar os resultados, já que é possível conferir por meio de quiz e questionários como tem sido a apreensão do conteúdo. Isso tudo sem os custos com aluguel de salas e equipamentos e contratação de instrutores, já que você faz o conteúdo uma só vez e, depois, apenas o atualiza se necessário.

Como a Unicred otimizou seus resultados com o e-learning

Com quase 30 anos de existência, a Unicred é uma instituição financeira cooperativa que nasceu no Rio Grande do Sul e atua em Santa Catarina desde os anos 1990. Em 2013, a organização decidiu, por meio do planejamento estratégico, desenvolver um projeto de estímulo à educação continuada para o público interno.

O grande desafio da instituição era alcançar todas as pessoas nas diferentes unidades do Paraná e de Santa Catarina, sendo que treinamentos presenciais seriam inviáveis por causa dos custos e do impacto nas rotinas. Diante disso, a cooperativa contou com a Humantech para desenvolver cursos em e-learning para capacitar os mais de 700 colaboradores de forma uniforme e simultânea.

O trabalho abrangeu da criação da plataforma ao desenvolvimento da melhor proposta educacional e organização dos conteúdos. Foram realizados vários cursos, como história do cooperativismo, cooperativismo de crédito, Sistema Unicred, excelência no atendimento ao cooperado, produtos de investimento do mercado financeiro e fundos de investimento, além de vídeos, materiais informativos e e-books.

O resultado de todo esse esforço não demorou a aparecer. Uma pesquisa interna realizada com o público-alvo do projeto mostrou que mais de 80% dos entrevistados consideravam a iniciativa superior às expectativas. Em 2015, a Unicred SC e PR recebeu o Prêmio Ser Humano, da ABRH-SC (Associação Brasileira de Recursos Humanos — Seccional Santa Catarina), que reconheceu a proposta como uma ótima ação de gestão do conhecimento.

Conte com esses resultados na sua cooperativa

E então, convencido de que o e-learning para cooperativas é uma ótima solução para a educação? Se você quiser saber mais sobre o assunto, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! A nossa equipe está à disposição para dar mais detalhes sobre como esse conceito funciona e quais outros benefícios ele pode oferecer para a sua instituição.

Tópicos: