Gestão do Conhecimento

Tecnologias e os emaranhados de conhecimento

Tecnologias e os emaranhados de conhecimento

Você já se perguntou qual é o tamanho da internet? Somos atingidos diariamente por um turbilhão de informações, que vêm em forma de vídeos, textos, posts, tweets, likes, podcasts, fotos, jogos e todo tipo de linguagens e plataformas que seu computador, tablet ou celular puderem suportar.  Para responder sobre a dimensão da internet, é preciso saber do que ela é feita. Ela é feita de sites, portais, aplicativos, e-mails, mídias sociais e de muitas outras coisas, inclusive de pessoas. Sim, cada um de nós contribui para o desenvolvimento da web. E nossa contribuição acontece por meio do abastecimento e do consumos de dados.

De acordo com um estudo realizado pela Cisco, em 2011, os internautas no mundo inteiro consumiram uma média de 30,7 exabytes por mês. Um exabyte equivale a um quintilhão de bytes. Pra ter noção, 30,7 exabytes é o tamanho correspondente a 6 milhões de filmes em alta definição de 5 GB. Parece um volume de dados bem significativo, mas não para por aí. De acordo com as previsões da Cisco, a Internet chegará à marca de 110 exabytes por mês em 2016, ou 1,3 zettabytes. Um mísero zettabyte equivale a um trilhão de gigabytes. Ainda de acordo com as previsões, o vídeo será dominante em 2016, sendo responsável por 71% de todos os dados usados no mundo.

Clique na imagem abaixo e veja o que acontece durante um dia na internet.

Emaranhados de conhecimento

Com tantas informações circulando, qual será o papel dos internautas e como se estabelecerá sua relação com as organizações nesse ambiente on-line? Um dos caminhos apontados é a web semântica (ou web 3.0), onde os dados são combinados e transformados em informações, conteúdo e conhecimento. Todas as nossas ações na web, desde o que compartilhamos, as páginas que visitamos até o número de e-mails que enviamos, tudo se transforma em dados para dizer quem somos e formar nosso “eu on-line”. São rastros digitais que deixamos em nossa navegação. O futuro para a comunicação das marcas com seu público deve seguir estes rastros.

Nossa mente expandiu para além dos limites físico do cérebro. Temos uma expansão tecnológica de nossa memória em aparelhos que carregamos em nossos bolsos. Será que isso nos torna mais humanos-máquinas, ou é a evolução dessas tecnologias que possibilita desenvolvimento das conexões humanas? Entender essa questão vai fazer toda a diferença para guiar os próximos passos da comunicação na internet. Ou simplesmente da comunicação, já que cada vez mais as plataformas digitais na web estão implícitas nas formas de diálogo entre diferentes grupos.

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