Mídia

Orkut: o adeus à primeira rede social mais popular do Brasil

Orkut: o adeus à primeira rede social mais popular do Brasil

Não tem mais volta, o Orkut chega ao fim. E qual a explicação? Várias podem ser as respostas: o crescimento de redes como o Facebook, o imediatismo do Twitter e aquelas que conseguiram captar melhor a tendência por internet móvel, como o Instagram. Além disso, a própria estratégia do Google em valorizar outros produtos mais rentáveis, como YouTube, e a aposta em uma rede nova, o Google+.

Criado em janeiro de 2004, o Orkut revolucionou a internet no Brasil e foi o marco das redes sociais no país, com seu auge entre 2005 e 2008. Mas em dezembro de 2011, o queridinho começou a perder o seu prestígio: o Facebook começava a ganhar adeptos por aqui.

Mais ou menos nessa época o Google desenvolveu o novo Orkut, como medida para driblar o concorrente. Embora apresentasse mais funcionalidades, o novo formato não agradou. Muitos chegaram a criar comunidades clamando pela volta do “velho Orkut”. Uma das alegações era o fato de que, com a nova cara, a rede social do Google era muito poluída visualmente. A falta de privacidade também incomodou os usuários.

O Google até ajustou uma coisa ou outra para diminuir a quantidade de reclamações, mas isso não evitou que, aos poucos, as pessoas começassem a migrar para a rede de Mark Zuckerberg. Apesar de seu declínio que se seguiu nos meses seguintes, em maio de 2013 o Orkut continuava a ser, ainda, a terceira rede mais acessada do país. Mas não deu para comemorar por muito tempo: logo depois, em dezembro, já havia perdido mais quatro posições.

Conforme o levantamento feito pela Experian Hitwise a pedido do site Olhar Digital, em 2011, das visitas feitas por brasileiros a sites deste gênero, 33,44% utilizavam o Orkut, número que caiu drasticamente em dezembro de 2013, passando para apenas 0,64%. Mesmo assim, segundo dados da comScore, seis milhões de pessoas acessaram o Orkut no mês de dezembro do ano passado.  

Depois de toda essa popularidade e o mundo de histórias que ele registrou, o Orkut se despede. Se você tem arquivos importantes por lá, que remetem a bons momentos e, por isso, acredita que é importante preservá-los, o Google disponibilizou uma ferramenta que permite recuperar e salvar fotos, scraps, depoimentos e postagens em comunidades até setembro de 2016, por meio do Google Takeout¹.

Afinal, de 2004 até hoje, muita coisa mudou no mundo virtual. A memória digital do país ficou registrada no Orkut, segundo o diretor do Centro de Tecnologia da FGV-RJ, Ronaldo Lemos. Em um artigo publicado na revista Trip ele diz: “Criar um espelho público do site que registrou boa parte do que aconteceu nessa incrível década passada. Década em que muitos brasileiros isolados na geografia ou socialmente puderam conviver no mesmo espaço, trazendo suas esperanças e conflitos”.

No Blog do Orkut, o diretor de Engenharia do Google, Paulo Golgher, se despede: “Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além”.

Entenda melhor² sobre o fim do Orkut.

¹ Google Takeout

² Orkut

Tópicos: