Tecnologia

O que é machine learning e como ele pode beneficiar o seu negócio

machine learning

Quando se fala em inteligência artificial (IA), é muito comum que pensemos logo em robôs que imitam as atividades humanas, como nos filmes de ficção científica. Porém, esse tipo de tecnologia está mais perto de nós do que você pensa! E um exemplo disso é o machine learning, que faz parte do dia a dia de todos e ainda pode ajudar nas estratégias de marketing da sua empresa.

O que é machine learning

O termo machine learning significa aprendizado de máquina e pode ser considerado um dos campos da inteligência artificial. Aliás, é importante deixar evidente a diferença entre essas duas concepções: a IA é algo mais amplo, que abrange diversos mecanismos capazes de se basear no comportamento humano para executar tarefas.

Já o machine learning é o conceito que trata especificamente do treinamento de máquinas para que elas aprendam a operar dados sozinhas e se desenvolvam constantemente a partir deles, ocupando com mais eficiência o lugar de um humano. Com ele, várias tarefas são feitas com mais agilidade, o que contribui para que os profissionais possam focar em atividades mais estratégias.

No nosso dia a dia, o machine learning está presente em diversas situações. Quando realizamos uma compra on-line, por exemplo, o serviço anti-fraude feito pelo meio de pagamento utiliza esse tipo de tecnologia. O mesmo ocorre quando a Netflix ou o Spotify recomendam algum filme ou música para você de acordo com suas experiências anteriores nas plataformas.

O fato é que a inteligência artificial e o machine learning podem trazer benefícios para operações de empresas de diversos portes e segmentos. Tanto é que, segundo levantamento do Boston Consulting Group¹, 85% dos executivos acreditam que as empresas podem alcançar e manter alguma vantagem competitiva utilizando a IA.

O machine learning no marketing

Recentemente, o machine learning vem ganhando destaque quando o assunto é marketing, já que os benefícios dessa tecnologia podem contribuir para otimizar os resultados das ações realizadas para atrair e conquistar potenciais clientes. De acordo com o Google², 66% dos líderes de marketing acham que a automação e o machine learning permitem que as equipes se concentrem em atividades mais estratégicas para a área.

E não é à toa: é claro que um ser humano é capaz de analisar e gerenciar uma quantidade enorme de dados. O problema é que ele levaria muito mais tempo para fazer isso do que uma máquina. É nesse sentido que um dos principais benefícios do machine learning para o marketing é o ganho de tempo no dia a dia. E tempo, como bem sabemos, é dinheiro.

Mas não se preocupe em inventar a roda, ou melhor, uma nova máquina para a sua empresa. Já há muitos negócios desenvolvendo soluções para esse fim e, dessa forma, vale mais apenas utilizá-las e aproveitar logo o potencial dessa tecnologia do que elaborar algo novo. As ferramentas do Google, aliás, são um exemplo de como o machine learning já pode ser usado por você.

Nesse caso, essa tecnologia pode ajudar a sua empresa a descobrir uma nova audiência ou mesmo a priorizar algum público por meio da análise de quais usuários são mais valiosos e oferecem melhores resultados para as suas estratégias. Também é possível desenvolver anúncios mais eficazes e capazes de encontrar o consumidor na etapa correta da jornada, bem quando ele está pronto para comprar.

Segundo o Google, os anunciantes que usam o machine learning da empresa para testar campanhas com anúncios variados percebem, em média, um aumento de 15% nos cliques. Além disso, é possível ganhar mais eficiência também na mensuração dos dados, uma vez que a tecnologia percebe todo o caminho do usuário e não dá o crédito da conversão apenas ao último anúncio em que ele clicou.

Interessante, não é? A partir da rotulagem dos dados e da padronização, o machine learning pode analisá-los de forma muito mais rápida para diversas operações, desde a segmentação dos anúncios até a análise dos resultados. Assim, além de mais assertividade nas estratégias, você também ganha mais tempo para pensar em outras ações relevantes para o seu negócio.

E então, o que você achou do machine learning? Deixe sua opinião ou experiência nos comentários e conte pra gente as suas impressões sobre esse tema. Não deixe de conferir também os outros artigos do nosso blog para ficar por dentro de outras tendências do marketing.

¹ Boston Consulting Group

² Google

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