Endomarketing

Cinco benefícios de produzir um jornal interno na empresa

jornal interno

Aqui no blog, nós já falamos sobre diversas estratégias de endomarketing que podem ser utilizadas para melhorar o clima organizacional e satisfazer as necessidades dos colaboradores. Uma delas é a produção de um jornal interno, uma forma de melhorar a comunicação com os profissionais e mantê-los bem informados sobre o que acontece na empresa.

Mas, além de melhorar a comunicação, produzir um informativo interno dentro do seu negócio pode trazer vários outros benefícios. E é sobre eles que vamos falar neste artigo. Veja:

1 – Promove mais transparência

Muitas vezes, a falta de transparência é uma das principais queixas dos colaboradores quando se faz uma pesquisa de clima organizacional. Afinal, eles querem saber qual é a atual situação da empresa, quais são os planos para o futuro e quais estratégias estão sendo tomadas para o crescimento do negócio. Conhecer tudo isso, inclusive, impacta na motivação dos funcionários.

É por isso que, ao utilizar o jornal interno para informar os profissionais sobre esses aspectos, um dos benefícios é justamente a promoção da transparência. Isso gera mais confiança para as equipes e, além disso, reduz qualquer ruído na comunicação, assim como as conhecidas fofocas. Aliadas aos jornais internos, os encontros com as lideranças também podem ajudar nesse sentido.

2 – Reduz ruídos na comunicação

Já que citamos as fofocas, não é novidade para nenhum gestor que a rádio-peão existe e pode gerar um grande prejuízo para a empresa. Isso porque as notícias se espalham rápido e nem sempre dizem a verdade sobre algo que está acontecendo. Dessa forma, ter um canal de comunicação direta com os funcionários, como o jornal interno, é muito importante.

Aliás, essa ferramenta pode ser utilizada até mesmo para antecipar burburinhos. Se você sabe que uma determinada ação pode gerar especulação, antecipe-se a ela e use o jornal interno para informar sobre o que vai acontecer ou já está ocorrendo. Isso vai ajudar a reduzir as fofocas sem sentido e, principalmente, manter um bom clima organizacional.

3 – Aumenta o engajamento dos profissionais

Lembra que falamos que os profissionais querem saber sobre o que acontece na empresa? Pois bem, além de o jornal interno ajudar a promover essa transparência e melhora na comunicação, ele ainda influencia no engajamento dos colaboradores. Afinal, se eles sabem os planos da empresa, acabam ficando mais propensos a contribuir para a efetivação deles.

É o que ocorre quando uma organização divulga suas metas no jornal interno, por exemplo. Ao saber quais são elas, os funcionários, normalmente, sente-se mais motivados a dar o seu melhor para que a empresa alcance seus objetivos que, por consequência, também são os objetivos deles como profissionais. Isto é, o engajamento também é um benefício da produção de um jornal interno.

4 – Valoriza os colaboradores

Outra vantagem dessa ferramenta de endomarketing é que ela ajuda a reconhecer e a valorizar os funcionário. Isso acontece quando um profissional é entrevistado e conta um pouco do seu trabalho, de um novo projeto da sua área, de uma premiação que conquistou, entre outros exemplos de conteúdos que ajudam a exaltar a sua participação na empresa.

Também é possível valorizar o funcionário deixando que ele próprio escreva para o jornal interno sobre um assunto relativo à sua função ou sobre outro tema do qual seja familiarizado. Seções que contam histórias pessoais dos colaboradores são sempre um sucesso e podem ser inspiradoras para todo o grupo.

5 – Melhora o clima organizacional

A melhora do clima organizacional na empresa é mais um benefício da produção de um jornal interno e isso ocorre por vários motivos. Alguns deles são as vantagens das quais já falamos, como o aumento da transparência, a valorização dos colaboradores e a promoção do engajamento, já que tudo isso impacta para a conquista de um clima melhor entre a equipe.

Além disso, o jornal interno também ajuda a promover mais integração entre os colegas de trabalho à medida que publica matérias sobre vários setores diferentes do negócio. Dessa forma, um acaba conhecendo o trabalho, as características e o perfil do outro, o que gera assunto, afinidade e um clima organizacional melhor no fim das contas.

Produza seu jornal interno com a Humantech!

Deu pra ver que não faltam benefícios em produzir um jornal interno, não é? E o melhor é que você pode contar com o time da Humantech para isso! Aqui, nós temos especialistas em endomarketing que podem ajudar a sua empresa a encontrar o melhor tipo de publicação para o seu negócio, além de produzir o conteúdo periodicamente para o seu informativo.

Quer saber mais? Então acesse o nosso site ou entre em contato conosco! E se você tem alguma dúvida sobre como produzir um jornal interno, deixe seu comentário aqui embaixo. Nós estamos à disposição para conversar e apoiar você!

Tópicos: