Endomarketing

Diversidade nas empresas: por que isso é tão relevante

diversidade nas empresas

A importância da diversidade nas empresas é um assunto recorrente. Em parte, isso é resultado das mudanças de geração e da pressão exercida por movimentos que lutam pela inclusão e integração de grupos ainda excluídos de alguma forma do mercado de trabalho. Mas a verdade é que, a partir daí, as próprias organizações têm reconhecido as vantagens de contar com uma equipe diversa.

Porém, investir na diversidade é muito mais do que cumprir a legislação, ser politicamente correto ou fazer parte de uma tendência que pode melhorar a imagem da sua empresa. É preciso entender a importância social dessa prática e compreender de que modo ter pessoas com realidades e visões de mundo diferentes pode impulsionar os resultados do seu negócio.

E para ajudar você nesse sentido, nós preparamos este artigo, em que vamos abordar por que, mesmo com os avanços em relação a esse tema, ainda é preciso falar sobre diversidade nas empresas. Além disso, mostraremos como manter profissionais qualificados e diversos pode trazer benefícios para a sua equipe e para a sua organização. Confira!

Diversidade nas empresas: por que ainda precisamos falar sobre isso

Imagine um escritório repleto de homens brancos, heterossexuais e de meia-idade: o panorama da diversidade nas empresas brasileiras é esse. As organizações são predominantemente compostas por esse público, segundo pesquisa realizada pelo Opinion Box e pela Revista Revista HSM Management¹ sobre a diversidade no mercado de trabalho nacional.

Medindo a percepção dos entrevistados sobre a presença de diferentes grupos em seus empregos, os resultados do estudo mostram que:

  • 50% dos profissionais são homens;
  • 1 em cada 4 entrevistados avalia que menos de 5% dos colegas são negros;
  • 5% do quadro de funcionários têm mais de 50 anos;
  • 29% das empresas não possuem nenhuma pessoa com deficiência ;
  • 44% das empresas não têm nenhum transexual.

Segundo a mesma pesquisa, 68% dos entrevistados apoiam a diversidade no local em que trabalham e 58% consideram muito importante que a empresa em que atuam apoie isso também.

A relação entre diversidade, desigualdade e discriminação

Falar sobre diversidade é falar também sobre desigualdade. Afinal, a partir do momento em que todas as pessoas tiverem oportunidades iguais para ingressar no mercado de trabalho, as chances de a desigualdade racial, de gênero e de renda diminuir é muito maior. Porém, ainda que tenhamos avançado nos últimos anos, essas desigualdades permanecem e as condições do mercado de trabalho contribuem para isso.

Segundo o relatório A distância que nos une: um retrato das desigualdades brasileiras², publicado pela OXFAM Brasil em 2017, ainda há uma grande diferença entre os salários de mulheres e homens no Brasil. Conforme o estudo, se a tendência dos últimos 20 anos se mantiver, as mulheres terão salário equiparado ao dos homens apenas em 2047.

A situação é ainda mais grave quando se trata da diferença salarial entre negros e brancos. Segundo o mesmo relatório, em 2015, enquanto brancos ganhavam, em média, R$ 1.589, os negros tinham renda mensal de R$ 898. Se mantido este mesmo ritmo para os próximos anos, apenas em 2089 negros terão a mesma renda que brancos.

Mas os obstáculos não se limitam às questões salariais. Uma pesquisa da Opinion Box³ mostra que 57,3% das entrevistadas já se sentiram prejudicadas em sua trajetória profissional apenas por serem mulheres, enquanto 50,2% delas acreditam que teriam tido mais oportunidades de trabalho se fossem homens.

Além disso, 12,6% das empresas não têm mulheres em cargos de liderança, enquanto 46,6% delas contam com mais homens do que mulheres em seus quadros de gestores. E os problemas não param por aí: 48,5% das mulheres disseram já ter sofrido assédio moral no ambiente de trabalho, enquanto 26,3% delas já sofreram assédio sexual, de acordo com a mesma pesquisa.

A discriminação no mercado de trabalho também impacta o público LGBT+: 35% dos entrevistados de uma pesquisa divulgada pela Opinion Box⁴ afirmam ter sofrido algum tipo de discriminação no emprego, enquanto 12% deles dizem já ter sofrido preconceito diretamente dos gestores da empresa onde trabalham.

De acordo com o mesmo levantamento, 82% dos entrevistados LGBT+ acreditam que ainda falta muito para que as organizações em que trabalham os acolham melhor e apenas metade deles disse se sentir realmente acolhido onde trabalha ou já trabalhou.

Como a diversidade pode ajudar a sua empresa

Ok, não há dúvidas de que a diversidade é importante do ponto de vista social. Mas que benefícios a sua empresa pode ter ao manter uma equipe diversa? Todos eles partem do princípio de que quanto mais diversidade houver na sua equipe, mais pontos de vistas e visões de mundo diferentes você vai ter. E isso é fundamental para uma equipe criativa e inovadora.

Dados da McKinsey & Company⁵, por exemplo, mostram que organizações com diversidade étnica têm 35% mais chances de obter retornos financeiros acima da média. Já as que contam com diversidade de gênero podem aumentar seus rendimentos em 15%. Outra pesquisa, dessa vez da Harvard Business Review⁶, traz outros dados interessantes.

De acordo com o estudo, os funcionários são 17% mais engajados e dispostos a ir além de suas obrigações em trabalhos em que o ambiente de diversidade é reconhecido. Além disso, onde a diversidade é reconhecida e praticada, a existência de conflitos chega a ser até 50% menor do que em outras organizações.

Inovação, criatividade, engajamento, respeito: esses são apenas alguns dos benefícios trazidos pela diversidade nas empresas. Vantagens que podem se concretizar em aumento de faturamento e até mesmo na melhora da imagem da organização com o seu público. É por isso que investir em diversidade não é apenas cumprir a legislação ou fazer o politicamente correto, mas sim pensar estrategicamente nos resultados do negócio.

E você, como percebe a diversidade no local onde trabalha? Tem uma opinião sobre este assunto? Deixe seu comentário abaixo e participe da nossa conversa. Aproveite para compartilhar este artigo com outras pessoas e aumentar a conscientização sobre a importância da diversidade nas empresas!

¹ Opinion Box
² OXFAM Brasil
³ Opinion Box
Opinion Box
McKinsey & Company
Harvard Business Review

Tópicos: