Inbound Marketing

Entenda a importância dos blogs para universidades

blogs para universidades

Escolher uma profissão logo após deixar o Ensino Médio costuma ser um desafio para a maioria dos jovens. Nessa etapa, mais do que a conversa com pais, professores e amigos e a própria identificação com uma área, é preciso ter informação de qualidade para tomar uma decisão acertada. E é aí que os blogs para universidades são um ótimo recurso tanto para os estudantes quanto para as instituições.

De acordo com o Censo da Educação Superior 2017¹, o Brasil conta com 2.408 universidades, centros universitários e faculdades, e 87,9% das instituições de ensino superior do país são privadas. Com a concorrência em alta, além de oferecer condições de pagamento especiais e contar com diferenciais em sua estrutura, essas instituições precisam investir em marketing.

Porém, não estamos falando da criação de outdoors ou propagandas na televisão. Esse tipo de mídia é importante, mas acaba não chamando tanta atenção e nem tendo muita credibilidade com quem precisa de informações relevantes para decidir sobre o seu futuro. É justamente nesse sentido que os blogs para universidades se mostram uma alternativa mais eficiente.

Os benefícios dos blogs para universidades

Os blogs são espaços em que você pode divulgar conteúdo sobre os diferenciais, as novidades e os cursos da sua instituição em diversos formatos e de modo não invasivo. Isso porque o blog é uma das ferramentas de inbound marketing, um conceito em que o seu público-alvo procura pelo seu serviço e não o contrário, como no marketing tradicional.

Para entender como isso funciona na prática, vamos usar o exemplo de um estudante pré-vestibular que está em dúvida entre os cursos de Direito e de Jornalismo. Para ter mais informações, ele acessa um buscador, como o Google, e pesquisa termos como “curso de jornalismo”, “mercado de trabalho direito”, entre outras palavras-chave que se relacionam às duas profissões.

Em seguida, vários resultados aparecem e, entre eles, está o blog de uma universidade da região em que o estudante mora. Ele visita o site e acessa muito conteúdo sobre os dois cursos, como dados sobre o mercado de trabalho, a grade curricular, o perfil do profissional, as possibilidades de continuar os estudos após a graduação e muito mais.

Além disso, nesse blog ele também encontra notícias sobre os projetos de pesquisa e extensão dessa universidade, como o jornal laboratório do curso de Jornalismo e o escritório modelo da faculdade de Direito. Também há artigos escritos por professores e estudantes sobre as duas áreas de atuação, além de notícias sobre o universo acadêmico.

Percebe como o blog da universidade pode ajudar o estudante a se decidir e como isso acontece de uma maneira não invasiva? É o próprio usuário quem faz a pesquisa e escolhe as páginas que deseja acessar. E nesse sentido, é claro que as universidades que têm um blog bem-estruturado, com design responsivo e conteúdo relevante saem na frente da concorrência.

Em nosso exemplo, inclusive, é possível que, ao se decidir pelo curso mais apropriado para a carreira, o estudante tenha feito a sua matrícula na instituição criadora do blog. Afinal, lá ele encontrou todas as informações de que precisava e ainda pode se certificar de que a universidade tem diferenciais e projetos atrativos.

Dessa forma, os blogs para universidades trazem benefícios para alunos e instituições: quem procura um curso tem a oportunidade de tirar dúvidas e contar com informação qualificada para decidir seu futuro. Já quem disponibiliza esses cursos, dispõe de uma forma poderosa para divulgar os seus atrativos e diferenciais e conquistar seu público-alvo.

Como utilizar os blogs para universidades

Ao criar um blog para a sua universidade, é importante ter alguns cuidados para aproveitar melhor o potencial dessa estratégia. Por exemplo, uma das primeiras coisas a fazer é definir o tipo de conteúdo que será postado. Como vimos, é possível divulgar informações sobre os cursos, sobre os projetos da instituição, sobre as novidades do mundo acadêmico, artigos dos docentes e discentes e muito mais.

O ideal é que os conteúdos sejam publicados periodicamente, isto é, o blog não pode ficar esquecido sem atualizações. Fazer posts em formatos diferentes, como entrevistas com os professores ou séries em vídeo sobre os cursos, é uma ótima forma de tornar as informações atrativas e chamar a atenção do público para esses assuntos.

Aliás, conhecer o seu público é fundamental. Engana-se quem pensa que as personas de todas as universidades são iguais: uma faculdade de ciências exatas, por exemplo, tem um público-alvo diferente de um centro universitário de ciências humanas. Entender com quem você está falando é indispensável para criar um conteúdo realmente relevante.

Ao publicar no blog, esqueça o lado comercial. Essa questão fica para o site da universidade, espaço institucional em que você pode divulgar todos os benefícios que um estudante teria ao optar pelos seus cursos. Já no blog, o intuito é divulgar informação qualificada para tornar a sua instituição uma referência no segmento em que atua, sem que você precise vender de forma direta seu produto para isso.

Investir em SEO (Search Engine Optimization) também é importante para que o seu blog conquiste visibilidade na internet. Só assim os estudantes e demais usuários que procurarem por termos que tenham relação com o ensino superior poderão encontrar as páginas do seu blog e, com isso, acessar todo o conteúdo preparado especialmente para eles.

Além disso, aposte em uma estrutura de texto que prenda a leitura, com título atrativo, introdução cativante, subtítulos para quebrar os blocos de texto e uso de imagens e outros elementos que simplifiquem a compreensão e tornem a leitura agradável. Ou seja, nada de linguagem acadêmica. Aqui, o diálogo precisa ser o mais coloquial possível.

Por fim, utilize também um call-to-action (CTA) para chamar o leitor para uma ação, como baixar um e-book ou assinar uma newsletter. Dessa forma, você aumenta o tráfego para o seu site, conquista credibilidade no mercado e se torna referência para quem procura uma instituição de ensino superior a fim de começar uma carreira!

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¹ Inep

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