Gestão do Conhecimento

Crowdsourcing e a construção das cidades 2.0

Crowdsourcing e a construção das cidades 2.0

“Imagine there’s no countries. It isn’t hard to do… Imagine all the people sharing all the world…”. Esses são trechos da música “Imagine”, de John Lenon, considerada um hino da paz. Mas olhando o conjunto de frases acima, poderíamos dizer que ela está se referindo também ao poder da colaboração on-line.  Na web, os limites que nos separam geograficamente tornam-se muito mais sutis e todos podem compartilhar experiências com internautas do mundo inteiro. Os participantes da conversa podem estar a milhares de quilômetros de distância e, mesmo assim, identificar-se com um problema que acontece na sua rua. Nesse sentido, dividir a experiência nos faz ganhar conhecimento, enriquece nossa visão sobre várias questões e, tudo isso, contribui para a evolução do pensamento em busca de soluções.

Já falamos aqui no blog sobre o poder do crowdlearning e da construção de conhecimento na web 2.0. O crowdsourcing pode ser uma excelente ferramenta na busca de soluções de problemas que afetam as cidades. Ninguém melhor que a própria população para apontar os pontos críticos e, por meio da análise de diferentes visões, buscar saídas para melhorar as condições de vida urbana. Conheça alguns exemplos nesse sentido:

Neighborland

Crowdsourcing e a construção das cidades 2.0

“É um novo jeito de fazer sua cidade um lugar melhor”. É assim que se apresenta o programa Neighborland. Moradores de Nova Orleans contam com essa simples e poderosa plataforma para se conectar e fazer com que ideias boas aconteçam. Tudo começa com os usuários que manifestam o que querem em sua vizinhança. Então, podem chamar amigos para apoiarem e darem palpite em seu projeto. As ideias mais populares ganham a atenção dos organizadores que trabalham em conjunto com os participantes e interessados para que a ideia se concretize.

Walkonomics

Crowdsourcing e a construção das cidades 2.0

Cada rua tem sua peculiaridade. Algumas possuem mais elevações, outras mais buracos. Umas são muito movimentadas, outras nem tanto. Esses critérios e outros como limpeza e segurança definem a “walkability” de uma rua — ou seja, o nível de facilidade de andar nela. É nesse sentido que atua o Walkonomics. Qualquer cidadão, de qualquer parte do mundo pode cadastrar dados sobre sua rua. O objetivo é avaliar a facilidade de pedestres das ruas de todo o mundo. Um governo mais atento poderia utilizar estes dados para promover melhorias e buscar inspiração em boas ideias.

Popularise

Crowdsourcing e a construção das cidades 2.0

Muitas construtoras ganham a antipatia da vizinha quando instalam seus projetos. Muitas vezes, uma boa conversa antes poderia resolver. O Popularise é uma plataforma de crowdsourcing com foco no desenvolvimento local, que permite que os construtores apresentem seus projetos para um fórum aberto de membros da comunidade que, por sua vez, podem propor ideias, apoiar o projeto ou fornecer feedback geral. Além de avaliar a demanda popular, o Popularise dá aos cidadãos a oportunidade de saber o que está sendo construído em sua cidade e ainda participar ativamente disso.

Cidade 2.0

Crowdsourcing e a construção das cidades 2.0

Esse ano, pela primeira vez, o Prêmio anual TED volta-se para uma ideia, e não uma pessoa ou invenção. Trata-se do conceito “Cidade 2.0”.  É a cidade do futuro. Um futuro no qual mais de dez bilhões de pessoas no planeta Terra devem, de algum modo, viver de forma sustentável. O projeto foi criado com o objetivo de melhorar os espaços urbanos, ganhando ideias de indivíduos e planejadores de todo o mundo em um esforço para aumentar a sustentabilidade e transformar nossas cidades em espaços inteligentes, orientados para os cidadãos.

Para promover a discussão sobre isso, o TED incentiva as cidades a sediar um evento TEDx em 13 de outubro, com o tema Cidade 2.0: Um dia de inspiração urbana. Nessa data, em todo o mundo, as pessoas se reúnem para falar sobre as cidades onde vivem e compartilhar ideias sobre maneiras de garantir um futuro positivo para os moradores urbanos. Veja aqui a lista de eventos. E confira aqui exemplos de como as pessoas estão transformando suas cidades.




Conheça nossas soluções de Gestão do Conhecimento

Tópicos: