Gestão do Conhecimento

Crowdlearning: inteligência coletiva a serviço de por todos

“Uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta uma mobilização efetiva das competências”. Essa fala de Pierre Levy traduz o que ele chama de “inteligência coletiva”.

Ao tratar do termo “crowdlearning”, não poderíamos deixar de lembrar deste conceito de Levy. Afinal, colaboração coletiva na busca por conhecimento resume bem o que é crowdlearning.

“O prefixo ‘crowd’, tem o intuito de classificar todas as ações baseadas na construção ‘todos para todos’ que está indispensavelmente aliada a uma infraestrutura digital em “redes ‘tecnosociais’ interativas, sem barreiras”. (MENDONÇA, 2007, p.18).

Neste sentido, há o crowdsourcing¹ (projetos realizados coletivamente) e o crowdfunding² (financiamento coletivo). O crowdlearning é desta mesma família, e remete a uma nova concepção de cultura de criação de conhecimento a partir do coletivo, do conjunto, dos indivíduos mutuamente. Esse modelo inovador tem algumas características como: um espaço para o compartilhamento de conteúdo, ferramentas de autoria intuitiva, o acesso gratuito e disponível para qualquer pessoa ao redor do mundo que tenham uma máquina, seja ela qual for, ligada à internet.

Exemplos de crowndlearning

Nós.vc: Esse é um exemplo de projeto brasileiro de crowdlearning. Na plataforma você pode sugerir temas para curso, workshop ou debate. Vale qualquer assunto que você tenha paixão e queira compartilhar. Propondo um tema, você se candidata para ser o líder daquele encontro. Você pode ainda votar em uma proposta de curso, para que o projeto torne-se realidade.

Diversa: O projeto Diversa é uma plataforma de troca de experiências e construção de conhecimento sobre educação inclusiva. Tem como público-alvo educadores, gestores de instituições educacionais e outros profissionais comprometidos com o tema. O objetivo é dar visibilidade a práticas de educação inclusiva que já estejam sendo desenvolvidas e transformá-las em fonte de referências, por meio de estudos de caso, vídeos e relatos de experiências.

CosmoLearning: Em 2006, dois irmãos começaram a reparar no valioso conteúdo pedagógico que a internet oferecia. Decidiram organizar o conteúdo em um ambiente amigável para uso próprio. Meses depois, criaram um site para ajudar outros colegas, eventualmente, procurando a mesma informação. Em julho de 2007, eles começaram o CosmoLearning, ajudando não só colegas, mas também milhares de estudantes e profissionais em todas as áreas. São mais de cinco mil materiais entre cursos, documentários, vídeos e imagens dos mais diversos temas.

Upside Down Academy: É como aquela reunião com os amigos depois da aula, em que todos se ajudam para terminar aquele trabalho difícil. Assim é o UpsideDown. Alunos ensinam o que aprendem. Além de traduzir o conhecimento para uma linguagem “de aluno para aluno”, ao ensinar, o estudante reforça seu próprio aprendizado sobre aquele tema.

Abaixo, veja um vídeo do Nós.vc que ilustra bem o conceito crowdlearning:

¹ CROWDSOURCING
O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. Pessoas no dia a dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração. É uma nova e crescente ferramenta para a inovação. Utilizado adequadamente, pode gerar ideias novas, reduzir o tempo de investigação e de desenvolvimento dos projetos, diminuir os custos. Dois bons exemplos de produtos obtidos através deste esquema são o sistema Linux e o navegador Firefox, que foram criados por um exército de voluntários ao redor do mundo.
Informações: Wikipedia

² CROWDFUNDING
Crowdfunding, traduzido para o português como “Financiamento coletivo” ou “Financiamento colaborativo”, é a obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo por meio de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. Uma das referências mais importantes em crowdfunding é o site americano Kickstarter, que já permitiu que mais de 380 mil pessoas buscassem recursos para colocar suas ideias em prática – desde filmes independentes até discos produzidos e gravados em casa. Nesta mesma linha, outro exemplo é o Catarse, que chegou ao Brasil no ano passado.
Informações: Wikipedia


Conheça nossas soluções de Gestão do Conhecimento


Tópicos: