Inbound Marketing

Aumente as vendas com inbound marketing e inbound commerce

inbound commerce

Já faz muito tempo que a melhor forma de vender produtos e serviços era baseada no cliente ir à loja física e adquirir aquilo que tanto desejava. Com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas e a mudança no comportamento do consumidor, as marcas tiveram que se reinventar para se aproximar dele. Muitas empresas, principalmente de varejo, aderiram ao comércio eletrônico para fazer o movimento contrário: ir até o público-alvo e não esperar por ele. Deste modo, para traçar estratégias mais assertivas e aumentar as vendas nesta canal, o inbound marketing e o inbound commerce têm sido grandes aliados para os negócios.

Como já explicamos aqui, o inbound marketing tem como objetivo atrair as pessoas certas por meio de conteúdo de valor, transformando leads em clientes. Durante esse processo, o público é direcionado pelo funil de vendas, que vai nutrindo-o com materiais estratégicos e qualificados (vídeos, infográficos, textos e e-books, por exemplo) até o momento da conversão.

Esta estratégia é ideal tanto para as empresas que buscam se tornar mais conhecidas e relevantes para os seus clientes quanto para aquelas que precisam aumentar suas vendas. E quando se trata de e-commerce, como fazer? Bom, ela é aplicada da mesma maneira, mas neste caso, pode ser ainda mais forte quando unida à prática de inbound commerce. Quer ver?

O que é inbound commerce?

Muito utilizado nos Estados Unidos e ganhando cada vez mais força por aqui, o inbound commerce é uma variação do inbound marketing — que já conhecemos tão bem —, com foco exclusivo na internet e no comércio eletrônico. Em outras palavras: quem trabalha com loja on-line, por exemplo, costuma fazer uma análise simples do comportamento do seu consumidor: compra ou não compra.

Mas o que acontece com aqueles que não compram? Bom, o inbound commerce tem o objetivo de explicar o motivo disso acontecer por meio de informações do usuário coletadas em seu site e, então, converter essas desistências em novas vendas.

Como funciona a estratégia de inbound para comércio eletrônico?

Você lembra que na estratégia de inbound marketing existe uma identificação do visitante do seu site no processo da compra e que ele está dividido em três fases? Vamos recordar: primeiro, ele toma consciência do problema; depois, considera as opções; e, por fim, toma a decisão.

Segundo dados publicados pela Experian em 2015, em média, no Brasil, somente 1,65 de cada 100 pessoas que entram no seu site efetuam uma compra. E as outras 98,35? Infelizmente, a maioria sai e nunca mais volta. Então, como mudar isso?

Em primeiro lugar, sua loja virtual precisa ter uma estratégia de conteúdo para converter os consumidores das fases 1 e 2 do processo da compra. Aqui, o grande segredo está em criar gatilhos para que eles forneçam informações para que você possa nutri-los e conduzi-los à efetivação da compra. Quer dizer, você precisa trabalhar táticas do tipo “acompanhe as novidades” ou “cadastre-se e receba um cupom de desconto”.

A partir do momento em que o usuário fornece os dados dele, toda a magia começa ser colocada em prática com a ajuda de ferramentas de automação de marketing para que os melhores resultados sejam alcançados. Assim, é possível mapear o caminho do cliente e saber exatamente quem ele é e o que está procurando. Por exemplo, na última semana a Joana entrou três vezes no seu site pesquisando por uma máquina de lavar roupas. O que você pode fazer para converter esses acessos em venda? Envie um e-mail oferecendo um desconto, condições de pagamento melhores ou até mesmo coloque-se à disposição para tirar dúvidas.

A mesma dica vale também para os clientes fieis do seu e-commerce. Com eles, inclusive, é possível ir muito além, uma vez que há um histórico de compras e é possível oferecer novidades baseadas nas últimas aquisições.

Dicas para vender mais no comércio eletrônico

Aumentar as vendas, seja no ambiente on-line, seja no off-line, não é algo que acontece da noite para o dia. Uma promoção, por exemplo, é capaz de alavancar as vendas, porém, é muito importante pensar em alternativas de médio e longo prazo para o crescimento sustentável do seu negócio. Pensando nisso, aqui vão algumas dicas para você vender mais no seu comércio eletrônico.

  • Invista em anúncios: esta é uma maneira de atrair mais visitantes para o seu site e fazer com que eles forneçam dados e entrem no processo nutrição até finalmente chegarem na conversão.
  • Redes sociais: são muito importantes para a valorização do produto, para que o usuário possa conhecer o seu negócio e se comunicar com você.
  • Blog: ao fornecer informações relevantes e de qualidade aos usuários, sua credibilidade e o índice de confiabilidade na sua marca aumenta. Isso porque é possível tratar de assuntos gerais ligados ao seu negócio e ao universo do seu cliente para ajudá-lo a resolver algum problema ou simplesmente informá-lo de algo que seja muito significativo.
  • E-mail marketing: pode ser usado para diversas situações, como informar, oferecer e atrair. Mas claro, tudo deve ser trabalho de forma muito coerente, dentro das estratégias alinhadas inicialmente para que não se torne uma coisa massante para o cliente, de forma que ele se sinta perseguido.
  • Usabilidade do site: se o usuário entrou no seu site, escolheu os produtos e não finalizou a compra é porque alguma coisa aconteceu. Os fatores que levam ao abandono de carrinho são inúmeros, desde condições de pagamento até a usabilidade do site, e isso deve ser investigado para que ações de aperfeiçoamento sejam colocadas em prática.
  • Remarketing: essa tática tem uma alta taxa de conversão, pois faz com que, depois do produto visualizado na sua loja virtual, anúncios exibam o mesmo produto ou semelhantes por onde quer que o usuário navegue. Assim, por ser um lembrete constante da marca, as chances do cliente comprar aumentam.

Agora que você já sabe como o inbound commerce e o inbound marketing funcionam, que tal colocar essas estratégias em ação e fazer o seu e-commerce crescer ainda mais? Conte com a gente! É só entrar em contato conosco ou deixar seu comentário aqui embaixo.

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