Mídia

Um tênis que é uma meia. Você já havia pensado nisso?

O que vem à sua cabeça quando pensa em calçado? Conforto, beleza, praticidade. Mas, e a meia? A Nike pensou nisso e criou o Flyknit.

O que vem à sua cabeça quando pensa em calçado. Conforto, beleza, praticidade. Mas, e a meia? Quão importante ela pode ser para a boa aderência do seu calçado. A Nike pensou nisso e criou o Flyknit.

Projetado em um processo totalmente inovador, que exigiu a criação novas máquinas e softwares, o produto foi desenvolvido pensando nas necessidades dos atletas. A preferência era por uma meia que se encaixasse perfeitamente, ficasse confortável e passasse despercebida.  Resultado: uma meia embutida no tênis – ou um tênis-meia.

Um conceito totalmente novo, aparentemente simples, mas com processos complexos no desenvolvimento. Segundo Bem Shaffer, diretor do Estúdio de Inovação da Nike, o objetivo não era criar um tênis com uma malha. O desafio era dar estrutura e, ao mesmo tempo, flexibilidade à malha utilizada.

Foram estudadas diversas variações de tecidos e foi desenvolvido um leve fio de poliéster, que leva em conta durabilidade, elasticidade, espessura, conforto, e tudo que sua meia favorita poderia oferecer. Para estruturar a malha, foram utilizados cabos Nike Flywire, que dão apoio à trama. Essa trama solta e contrai no pé, conforme o movimento, dando o conforte e a estabilidade que os atletas estavam procurando.

Mais um exemplo do que boas ideias e alta tecnologia aliadas podem oferecer.





Clique aqui e conheça a Humantech

Tópicos:

Referências