Marketing de Conteúdo

Google Trends: como usar essa ferramenta no marketing de conteúdo

Google Trends

O Google é o site mais acessado do mundo¹ e não é novidade que é a ele que a maioria das pessoas recorre quando tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre um assunto. Mas além de facilitar as buscas para o usuário, a empresa também ajuda os produtores de conteúdo a serem mais assertivos com uma ferramenta super interessante: o Google Trends².

O que é e como funciona o Google Trends

O Google Trends foi criado em 2006 e, como o nome sugere ─ trends significa tendências em inglês ─, traz as pesquisas que são tendência no buscador mais usado no mundo. Com ele, é possível comparar as buscas entre dois ou mais termos, verificar a evolução de uma pesquisa com o passar do tempo ou ver o que está sendo buscado agora em mais de 200 países.

Se você abrir o Google Trends agora, por exemplo, pode ver as pesquisas que estão em alta no Brasil exatamente nesse momento. Hoje, dia 11 de fevereiro de 2020, enquanto escrevemos este texto, as buscas mais realizadas no país são Nossa Senhora de Lourdes, Lamborghini, enchentes em São Paulo e outros assuntos que receberam mais de 5 mil pesquisas. Veja:

Google Trends

Além de ver o que está sendo buscado agora, você também pode acompanhar a evolução de busca de um termo específico com o passar do tempo, desde 2004. Por exemplo, ao pesquisar por Netflix, podemos ver que foi a partir de 2011, quando a plataforma de streaming chegou ao Brasil, que ela passou a ser mais buscada no Google:

Google Trends

A pesquisa por um termo específico também demonstra os resultados por região. Veja como a busca por chimarrão, uma bebida tradicional gaúcha, é muito mais comum no Rio Grande do Sul e nos demais estados da região Sul do que em outros estados brasileiros:

Google Trends

Você também pode ter acesso a pesquisas relacionadas a determinado assunto. A busca sobre ração para cachorro também mostrou que os usuários pesquisam muito qual é a melhor ração para cães e também buscam rações para filhotes.

Google Trends

Por fim, você também pode comparar as características das buscas sobre dois termos diferentes para entender qual é o mais buscado. Na disputa entre pão francês e pão de sal, duas palavras usadas em estados brasileiros diferentes e que representam a mesma coisa, fica evidente qual termo é preferido em cada região:

Google Trends

Esses são apenas alguns exemplos que ajudam a mostrar todas as funcionalidades do Google Trends. A ferramenta é gratuita e você pode utilizá-la à vontade para descobrir mais resultados interessantes apenas por curiosidade ou para otimizar suas campanhas de marketing de conteúdo, como vamos mostrar agora.

Como usar o Google Trends no marketing de conteúdo

Quem produz conteúdo sabe que ele precisa ter qualidade e ser relevante para o público-alvo da sua empresa. Mas, afinal, como saber o que é, de fato, relevante para a sua persona? É justamente nesse sentido que o Google Trends pode ajudar o marketing de conteúdo. Afinal, ele revela quais são as tendências de busca, o que pode ajudar você a destacar as suas produções.

Imagine, por exemplo, que você tem um pet shop online, escreve textos para o blog e está em busca de novos assuntos para abordar. Como vimos nas pesquisas pelo termo “ração para cachorro” no Google Trends, outras buscas semelhantes envolvem “melhor ração” e “ração para filhotes”. Ou seja, você pode usar esses termos para destacar seu conteúdo na internet.

Outro exemplo: vamos supor que você tem uma padaria em Minas Gerais e quer fazer anúncios no Google para destacar a sua marca na web. Você usaria o termo pão de sal ou pão francês? A busca no Google Trends mostrou que, para os mineiros, o mais comum é usar a primeira palavra-chave, o que atrairia mais pessoas para a sua empresa.

Além disso, você também pode ter ideias para novos conteúdos a partir dessa ferramenta. Supondo que você tem um e-commerce de vestidos, por exemplo, poderia usar o Oscar, que foi no último fim de semana, como parte da palavra-chave para destacar o seu conteúdo. Algo como “vestidos do Oscar” chamaria a atenção dos usuários ao pesquisarem sobre a festa.

Possibilidades não faltam para usar o Google Trends a seu favor! Por isso, utilize a ferramenta e teste os termos que fazem sentido para a sua estratégia de marketing de conteúdo. Você pode tirar insights super interessantes!

Se você tiver alguma dúvida sobre como usar o Google Trends, deixe seu comentário aqui embaixo. E não esqueça que nós, da Humantech, estamos à disposição para ajudar a otimizar seus resultados!

¹ Forbes
² Google Trends

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