Gestão do Conhecimento

RH social: as mídias sociais e a identidade da empresa

RH social: as mídias sociais e a identidade da empresa

A relação entre recursos humanos e mídias sociais envolve muitas questões, desde a utilização das redes como forma de recrutamento de novos profissionais, até o acompanhamento dos colaboradores nestes ambientes. A área de RH está ligada ao comportamento das pessoas. Para selecionar bons profissionais, a observação onde os fenômenos sociais acontecem é imprescindível para identificar personalidades e potenciais. As mídias sociais são ferramentas que ajudam na busca por características humanas que vão ao encontro do perfil desejado na empresa. Em um ambiente corporativo, há diversos perfis de profissionais e estes canais sociais auxiliam na análise deste público.

Segundo dados do ComScore, entre 2007 e 2011, as mídias sociais cresceram mais de 170% no Brasil. Os brasileiros passam, em média, seis horas conectados à redes como Facebook, LinkedIn e Twitter. Nenhuma organização pode ignorar esse fenômeno. Nestes ambientes, todos consomem e produzem conteúdo, como fotos, vídeos e textos. Clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes e profissionais de todas as áreas já estão lá — inclusive os colaboradores de sua empresa.

Estar atento à linguagem e à abordagem utilizada nestas plataformas pode ser o caminho para identificar novas possibilidades de interação com os profissionais.  As empresas inovadoras e líderes sabem identificar tendências de comportamento do público, interno e externo, e estão aproveitando o fenômeno social e digital. Alinhar o método de relacionamento utilizado nas mídias sociais com os objetivos da empresa alavanca as possibilidades de inovação e proporciona uma comunicação eficiente, atraindo e mantendo profissionais qualificados.

Mídias sociais e a gestão do conhecimento nas organizações

Os gestores precisam entender que as mídias sociais revolucionaram a forma como as pessoas se comunicam e se relacionam. Essa mudança impacta nas atividades on-line e também fora da internet, já que, como geradoras de conteúdo, as redes sociais potencializam as expressões humanas, estimulando a criatividade e a inovação. Nelas, as pessoas mostram seu lado pessoal, mas também se expressam profissionalmente. Para empresas e colaboradores o desafio é grande: aliar o uso das plataformas sociais de comunicação on-line à formação de novas ideias e processos organizacionais e, ao mesmo tempo, educar os profissionais para que utilizem as ferramentas de forma ética e produtiva.

Bom, mas o que a Gestão do Conhecimento tem a ver com isso? A gestão do conhecimento é uma forma de avaliar, identificar, gerar e administrar o potencial intelectual de uma organização, utilizando-o desde o planejamento até a execução dos projetos. Sendo assim, o sucesso da empresa, independente do seu ramo de atuação, está vinculado à prática de transformar seu conhecimento em resultados efetivos. Nesse sentido, as mídias sociais podem ser grandes aliadas das organizações de diferentes portes. O ambiente concebido nas mídias sociais é propício para a disseminação de conteúdos, para a troca de informação e para a formação de novas ideias de forma colaborativa e coletiva. Dessa forma, contribuem para o fluxo do conhecimento, que pode acontecer por meio de redes públicas ou internas.

Muitas empresas já estão percebem o potencial desses canais. Uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte com 302 companhias brasileiras, mostrou que 40% das empresas ouvidas utilizam as mídias sociais para projetos de gestão do conhecimento. Entre as entrevistadas, 49% disseram que falta de tempo para gerenciamento desses ambientes estão entre as barreiras para a atuação nestes canais.

Além disso, encontram dificuldade em engajar pessoas (38%) e não possuem conhecimento na gestão desses sites (31%). Esse cenário mostra uma grande oportunidade para profissionais levarem diferencial competitivo às empresas por meio do conhecimento da área digital e das plataformas sociais de comunicação. Ao mesmo tempo, para atrair talentos que estejam alinhados a essas necessidades, as organizações precisam adquirir uma postura de acordo com o mundo digital. Para isso, 56% das empresas pretendem investir na área de mídias sociais até 2013.

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