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O Design thinking usado para a inovação empresarial

Design thinking e inovação empresarial

Mais que uma questão estética, o design está relacionado a soluções de problemas. Pensar a maneira como um produto será apresentado não é tarefa fácil. É preciso levar em conta, além da aparência, como o usuário irá interagir com aquele item na vida real. O designer precisa analisar o contexto cultural e o comportamento do público a fim de buscar as melhores ferramentas para solucionar o problema.

O Design Thinking é a maneira como o designer pensa, utilizando um tipo de raciocínio pouco convencional no meio corporativo: o pensamento abdutivo.Nesse tipo de pensamento, busca-se formular questionamentos a partir das informações coletadas durante a observação do universo que permeia a questão a ser resolvida.

Como disse Klaus Krippendorff, “as coisas devem ter forma para serem vistas, mas devem fazer sentido para serem entendidas e usadas” (Krippendorf, 1989). Ao desafiar os padrões de pensamento e comportamento, “design thinkers” produzem soluções que geram novos significados e que estimulam os diversos aspectos envolvidos na experiência humana (cognitivo, emocional e sensorial).

Tim Brown, autor do livro “Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias”, foi um dos percursores do conceito e o utilizou para conseguir expressar a diferença entre ser designer e pensar como designer. Brow explica que o Design Thinking alia o pensamento analítico com o pensamento intuitivo. Veja na tabela abaixo as principais diferenças entre o modo de pensar do designer e o utilizado em pesquisas de mercado tradicionais.

O Design thinking usado para a inovação empresarial

Design como modelo de negócios

O Design Thinking pode ser um grande aliado para a inovação nas empresas. A comunicação com o público é essencial para qualquer tipo de negócio e, comunicar, também é o principal objetivo do design. Mark Zuckerberg, criador do Facebook, chegou a afirmar que a chave para o sucesso futuro de sua rede é o design. Prova disso, foram os investimentos realizados nesta área: sua equipe de designers aumentou de 20 para 90 no ano passado. No Facebook, tudo é feito com o objetivo de tornar a experiência tão simples e fácil quanto uma conversa na vida real. “Nós não queremos que as pessoas lembrem-se de suas interações com o Facebook, queremos que lembrem suas interações com seus amigos e familiares”, diz o diretor de design Kate Aronowitz.

Neste contexto, o design é peça fundamental para analisar, programar e avaliar os processos da empresa. Corporações do mundo inteiro estão percebendo isso. É o que podemos ver no filme abaixo: Design the New Businness. O documentário mostra a forma como designers e empresários trabalham em conjunto em novas formas de resolver os problemas que o mundo empresarial de hoje enfrenta. Afinal, por meio do design, estamos desenhando um novo modelo de negócio.



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