Tecnologia

[Infográfico] O Big Data e o futuro das empresas

Conceitos como sociedade ou era da informação estão muito difundidos. Está claro que vivemos em um momento histórico da humanidade. Nunca antes o conhecimento se proliferou de forma tão rápida, gerando um imenso volume de informações que vão de um lugar a outro na velocidade de um clique. Mas, na prática, o que podemos fazer com isso? A resposta está no Big Data e na capacidade dessa tecnologia de processar uma quantidade cada vez maior de dados.

Esse processamento ajuda as empresas em vários aspectos. Ter em mãos as informações detalhadas é importante para embasar, por exemplo, a tomada de decisão dos gestores. Isso porque é possível conhecer melhor os consumidores, entender seus comportamentos, saber o que mais procuram, ter um histórico de interação e diversos outros detalhes.

Um exemplo bem claro da função estratégica do Big Data é o uso dele no e-commerce. Entre várias possibilidades, as lojas virtuais podem aprimorar os mecanismos de busca das páginas de acordo com os dados coletados, interpretar as intenções de compra e apresentar vitrines com as ofertas mais relevantes para cada usuário.

É possível ainda tornar o e-mail marketing mais assertivo. A partir das informações obtidas, as empresas conseguem enviar informativos personalizados com ofertas que interessam a cada cliente em específico, sempre no momento mais adequado.

Além disso, a utilização dessa tecnologia melhora a comunicação interna e facilita também a circulação de conhecimento dentro das organizações. Os dados chegam para todas as áreas com uma precisão maior e podem ser trabalhados pelas equipes da melhor maneira possível.

Tendências do Big Data

A Oracle, gigante mundial do setor de tecnologia, realizou um levantamento de algumas tendências do Big Data para 2016 e apontou que cada vez mais empresas usarão a tecnologia de análise de dados tanto por necessidade quanto por convicção de que ela realmente facilita os processos.

Uma das possibilidades para o futuro é aplicação da computação em nuvem ao Big Data. A virtualização dos dados será uma forma de dar mais autonomia aos profissionais, pois eles não ficarão mais presos a um único local de armazenamento.

Com esse crescimento, as empresas pensarão em investir mais na segurança, se precavendo em relação à disseminação cada vez maior do conhecimento sobre o Big Data.

Sabemos que essa discussão é muito maior e complexa. Por isso, preparamos esse infográfico para ajudar você a entender melhor o assunto, explicando o conceito e apresentando vários dados importantes, incluindo números que provam que ele é base para inovação e diferenciação no mercado. Baixe o material e entenda melhor o universo do Big Data!

Clique aqui e baixe grátis o infográfico sobre Big Data

Tópicos: