Mídia

Efeitos visuais no cinema: conhecimento, técnica e emoção

Efeitos visuais no cinema: conhecimento, técnica e emoção

Pensar e produzir um filme são tarefas que exigem muita capacidade técnica, mas principalmente, artística. No entanto, um dos elementos que mais chamam a atenção por exigirem o máximo dessas duas características são os efeitos visuais.

Pensar em como seria uma guerra no espaço, imaginar criaturas fantásticas, a anatomia de um alienígena ou mesmo tentar visualizar uma catástrofe em alto mar não é uma tarefa difícil para quem tem uma boa imaginação. Mas tornar isso visual é algo que instiga os profissionais da sétima arte ao longo de toda a história do cinema.

Georges Méliès já fazia seus experimentos desde Viagem à Lua, de 1902. Desde então o cinema procurou dar vida a fatos e fantasias. Algumas dificilmente seriam vivenciadas por qualquer ser humano. Outras talvez nunca fossem experimentadas, justamente por não existirem.

A arte de criar efeitos especiais passa pelo sentimento, pelo técnico e pelo artístico. Exige sensibilidade e conhecimento. Não à toa, a Academia de Artes e Ciência Cinematográficas de Hollywood dedica, desde 1940, uma premiação no Oscar para as equipes que fazem esses sonhos se tornarem realidade na sala escura.

E enquanto nos preparamos para a cerimônia que vai premiar os melhores filmes de 2013 no próximo domingo, 2 de março, O Conhecimento traz um vídeo produzido por um norte-americano chamado Nelson Carvajal, em que ele reúne todos os filmes vencedores dessa categoria desde 1977, quando Star Wars – Episódio IV levou a estatueta.

Então relaxe, aproveite e viaje com o vídeo a seguir. Domingo tem a premiação do Oscar. Para que filme com os melhores efeitos visuais você está torcendo?

Tópicos: