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Arquitetura de Informação como vantagem competitiva para a sua empresa

Arquitetura de Informação como vantagem competitiva para a sua empresa

A definição de Arquitetura da Informação, segundo o Information Architecture Institute¹, é “arte e a ciência de organizar e catalogar websites, intranets, comunidades on-line e software de modo que a usabilidade seja garantida”. Ou seja, ela nada mais é do que a estruturação de toda informação disponível em um site para que o usuário possa navegar e encontrar tudo que precisa. E como o número de informações cresce a cada dia, usabilidade é essencial para o sucesso de sites e aplicações.

Neste contexto, o arquiteto de informação é o responsável por essa estruturação dentro do seu wireframe (é um desenho básico – como um esqueleto – que demonstra de forma direta a arquitetura de como uma interface ou uma página da internet ficará, de acordo com as especificações relatadas).

O perfil deste profissional vai depender muito dos objetivos da empresa. Ele tanto pode ter papel decisivo no desenvolvimento de processos para sistemas de arquivos e produtos quanto atuar como estrategista de internet, designer de interação e arquiteto de conhecimento. Porém, nos dois casos, é importante que o arquiteto de informação dê suporte ao desenvolvimento de interfaces que orientem e facilitem o fluxo de informação para o usuário.

E, como já falamos, vivemos numa era de excesso de informação e desenvolvimento tecnológico, por isso, obter vantagem competitiva é fundamental. É necessário sempre estar um passo a frente do seu concorrente. Nesse mundo de evolução constante, o jeito de fazer Arquitetura da Informação também se aperfeiçoou, surgindo um novo profissional: o User Experience Designer (ou UX Designer – Designer de Experiência do Usuário).

Agora, além de planejar e desenhar a estrutura de sites, o UX Designer englobou todos os outros meios, como smartphones, tablets, aplicativos, relógios inteligentes e tudo o mais que já está disponível no mercado (ou vai surgir daqui a pouco). Ele deve organizar e categorizar as informações pensando em toda a experiência do usuário com os produtos digitais.

Na verdade, elas acabam sendo funções complementares. O UX Design toma a Arquitetura de Informação como seu alicerce e leva-a para o próximo nível.

Entenda melhor este conceito:

Agora que você sabe o que é a Arquitetura da Informação e que ela deve ser pensada na experiência do usuário como um todo, pare e reflita por um momento.

Como é o site da sua empresa? É fácil de usar? Os usuários encontram com facilidade tudo que eles precisam? Seu site se adapta a outras plataformas como smartphones e tablets? Você pensa na experiência do seu usuário como um todo?

Pensar nesses detalhes fazem toda a diferença para a experiência final do seu público e garantem vantagens competitivas para o seu negócio, uma vez que as informações proliferam e quanto mais fácil for encontrá-las, melhores serão seus resultados.

E para ajudar um pouco mais, listamos abaixo as indicações do Information Architecture Institute sobre quando chegou a hora da sua empresa procurar um arquiteto da informação. Confira:

  • Se os objetivos do seu negócio ditam o design ou um redesign significante de uma interface de usuário ou website;
  • Se a falta de acessibilidade da informação para seus clientes e empregados implica em aumento de custos para o seu call center ou help desk;
  • Se as iniciativas de Gestão do Conhecimento estão migrando a informação de computadores individuais para um sistema de centralizado de arquivos ou intranet.

¹ Information Architecture Institute

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