Gestão do Conhecimento

O que é gestão do conhecimento e como ela pode ajudar sua empresa

gestão do conhecimento

Você já parou para pensar na quantidade de conhecimento produzido em uma organização? Todos os procedimentos realizados em uma empresa são fontes de importantes informações para manter o funcionamento dela, bem como fazê-la crescer. Nesse sentido, o desafio dos empreendedores é conseguir uma forma de estruturar todos os dados produzidos, armazená-los e direcioná-los de modo que os setores trabalhem em sintonia um com o outro, garantindo a evolução dos negócios. Mas como conseguir isso? A gestão do conhecimento (GC) é uma disciplina que trata exatamente desta questão.

Ela corresponde ao uso de um conjunto de metodologias e tecnologias a fim de administrar todo esse know-how em um processo sistemático que o identifica, o renova e aplica o resultado nas organizações. Como isso funciona exatamente? Um dos pilares da GC é que todos (funcionários, gestores e clientes) são responsáveis por gerar dados e informações relevantes capazes de facilitar e ajudar a criação de soluções futuras e melhores. Isso acontece quando essas informações são ordenadas para produzir conhecimento e distribuídas estrategicamente. Como consequência, a produção é otimizada e os resultados obtidos tornam-se cada vez melhores.

A importância da gestão do conhecimento está diretamente relacionada à evolução do mundo após a Segunda Guerra Mundial. Nesse período houve o aumento da comunicação entre os povos, difusão de novas tecnologias e mudança na base econômica, de modo que, aos poucos, o modelo tradicional, focado na produção agrícola e industrial, foi substituído pelo que chamamos de Era do Conhecimento. Já ouviu falar nela? Trata-se de um modelo em que a sociedade é fundamentada na produção de informação, serviços, símbolos (semiótica) e estética.

É por esta razão que o valor das empresas ultrapassou seu espaço físico (maquinário, fábricas) para significar, principalmente, a experiência dela. É o que chamamos de ativos intangíveis. Parte do motivo para a intensificação desse conceito foi a popularização da internet no início do século XXI que, além de permitir a criação de mais informações, também facilitou a distribuição delas. Assim, as pessoas mudaram seu comportamento de consumo, deixando de apenas procurar por produtos para também pesquisar sobre o que estão adquirindo. Em outras palavras, elas querem aprender e os negócios que se destacam são exatamente aqueles que levam isso em conta.

A gestão do conhecimento no dia a dia das empresas

O termo é utilizado para designar a capacidade de um empreendimento de criar e disseminar conhecimento, incorporando-o em seus processos e produtos. Com isso, o desempenho da organização é constantemente aperfeiçoado, tendo como base a experiência e o aprendizado obtido anteriormente. Esse método deve ser visto como um fator estratégico em qualquer empresa e, por isso, precisa estar alinhado com as diretrizes corporativas. O desafio é, então, classificar o que é importante e precisa ser implementado nos negócios.

Neste ponto você pode questionar o seguinte: como é possível gerir informações e conhecimento se eles não são elementos quantificáveis? De fato, existem softwares capazes de tratar dados, ajudando, inclusive, na obtenção de informações úteis a partir deles. Em relação à gestão do conhecimento, também existem sistemas especiais. Entretanto, a natureza dos elementos analisados faz com que essa metodologia seja multidisciplinar, utilizando mais do que a tecnologia. Por isso, também são consideradas disciplinas como: gestão estratégica, teoria das organizações, gestão da tecnologia e inovação, marketing, economia, psicologia e sociologia.

Os principais conceitos da gestão do conhecimento

Para compreender a GC, é fundamental conhecer dois importantes conceitos: dados e informação. O primeiro são os registros de todas as transações realizadas e a gestão deles é fundamental para o sucesso do negócio, pois são elementos que criam informação. Paralelamente, esta é a mensagem que visa mudar a forma como o destinatário vê algo: tratam-se, portanto, de dados que fazem a diferença. Mas não adianta ter uma grande quantidade desses dois elementos sem saber o que fazer com eles. É preciso estruturá-los para extrair significados e transformá-los em conhecimento.

Isso é o que vai garantir tanto o funcionamento dos processos corporativos quanto o desenvolvimento do empreendimento, aumentando seus ativos tangíveis e a vantagem competitiva no mercado. E não pense que gerir esse conhecimento é possível apenas em grandes corporações. Pelo contrário! Toda empresa, independentemente do porte, está produzindo novas informações no dia a dia, portanto, organizá-las e distribuí-las de forma adequada é o que vai fazer a diferença.

Os benefícios da gestão do conhecimento para os negócios

Em termos corporativos, o conhecimento está relacionado à rotina, às atividades e às normas, ou seja, não fica restrito a documentos ou aos repositórios. Trata-se de uma informação interpretada, de acordo com os diferentes contextos em que ela se aplica, e está diretamente ligado a todas as áreas e assuntos, como estratégia, concorrência, clientes, canais de distribuição e ciclos de vida dos produtos ou serviços. Essa visão torna a tomada de decisões mais fácil e o negócio fica à frente da concorrência.

Assim, é possível criar soluções de forma mais rápida e eficaz para novos problemas, utilizando como base todo o aprendizado obtido com experiências anteriores. As respostas não são construídas a partir do zero — mesmo que se tratem de situações mais complexas — e, com o tempo, começam a acontecer de forma intuitiva sem que as pessoas se deem conta disso. Sabe aquela premissa de que devemos aprender com os erros? Isso é levado em conta na GC. Erros e acertos são todos geridos para serem utilizados em decisões futuras, garantindo um desempenho cada vez melhor com essa experiência adquirida ao longo do tempo.

A gestão do conhecimento é mais do que uma tendência no mundo atual. Para se manter e ter sucesso no mercado, você precisa adotar essa metodologia no seu dia a dia. Ficou interessado nesse tema? Então entre em contato conosco, pois podemos ajudar sua empresa a superar esse desafio. E não esqueça de continuar acompanhando nosso blog para entender mais sobre o assunto.

Tópicos: