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O que é e-commerce B2B e como ele pode impactar a sua empresa

e-commerce B2B

O e-commerce B2B (business-to-business) vem amadurecendo no Brasil e se consolidando como uma opção para organizações que querem vender ou comprar mercadorias diretamente de outras empresas. Essa operação tem algumas diferenças importantes em relação ao comércio eletrônico voltado ao consumidor final e traz benefícios tanto para quem compra quanto para quem vende.

O panorama do e-commerce B2B no Brasil e no mundo

O e-commerce B2B ainda está em processo de amadurecimento no Brasil, mas os números mundiais desse setor mostram que há muito espaço para crescimento. Segundo a Forrester Research¹, em 2017 o mercado norte-americano faturou $ 889 bilhões e a previsão é de que chegue a um faturamento de $ 1,18 trilhão até 2021, ano em que as vendas representarão 13,1% do e-commerce B2B norte-americano.

Aliás, até 2021, esse setor deve faturar $ 6,7 trilhões em todo o mundo. Enquanto isso, o comércio eletrônico B2B brasileiro vem crescendo: segundo a E-Consulting², o segmento deve fechar 2019 com faturamento de R$ 2,39 trilhões, 17,1% a mais do que em 2018, quando esse mercado arrecadou R$ 2,04 trilhões.

Na linha de frente deste mercado estão as commodities agrícolas e minerais, a indústria de base e de capitais, governo e agências públicas, bens de consumo e varejo e convergência (entretenimento e mídia, telecomunicações e TI e internet), os setores que mais movimentaram o e-commerce B2B brasileiro neste ano, segundo o estudo.

Essas vendas ocorrem em diversos tipos de operação: para consumo, revenda, franquias, indústria e transformação e manutenção, reparo e operações. Nesse sentido, é possível fazer a venda direta às indústrias ou integrá-las aos atacadistas e distribuidores, operação em que o estoque, o faturamento e a entrega são de responsabilidade desses agentes.

Os benefícios do e-commerce B2B para quem vende e para quem compra

As empresas que vendem no e-commerce B2B têm alcançado diversos benefícios, principalmente no que diz respeito à redução de custos e à eficiência. Imagine que você tem uma indústria de peças que vende seus produtos para outras empresas. Sem o e-commerce, naturalmente, você precisaria ir até os seus clientes sempre que quisesse fazer novas ofertas.

Com o comércio eletrônico, essa relação fica muito mais fácil e, inclusive, pode transpor as barreiras geográficas. Afinal, você pode vender para todo o Brasil de forma prática, sem precisar custear viagens de negócios para seus representantes ou vendedores ─ pelo menos não quando isso não é extremamente necessário para a parceria.

Além de reduzir os gastos com deslocamentos, também é possível diminuir os custos relacionados à impressão de catálogos e outros materiais de divulgação off-line. Em vez disso, vale investir em um portfólio on-line de produtos eficiente, que seja automatizado e classifique as mercadorias de forma intuitiva, facilitando a busca por elas.

As vendas on-line ainda promovem uma melhor demonstração dos produtos, pois as empresas podem inovar na publicação de materiais ainda mais atrativos, como vídeos e fotos em 360 graus, animações e outras funcionalidades que tornem mais fácil para os clientes observarem todos os diferenciais e os benefícios dos artigos vendidos.

Já para quem compra, as vantagens também são um destaque do e-commerce B2B. Segundo estudo da Forrester Research, 93% dos atacadistas responderam que prefeririam fazer as compras sempre pelo comércio eletrônico. Entre os benefícios, eles destacam a facilidade de comprar e de obter mais informações sobre estoque e entrega e a comodidade de não ter que esperar pelo representante comercial para fazer o pedido.

Afinal, basta entrar no site, analisar todos os produtos com base nas informações disponíveis ─ que devem estar sempre atualizadas e completas ─, escolher as mercadorias e fazer a cotação ou fechar o pedido diretamente. Essa atividade, que pode ser feita em poucos minutos, reduz custos e o tempo necessário para as compras.

Deu para ver que o que não falta são vantagens no e-commerce B2B, não é? Esse mercado tem muito espaço para crescer no Brasil e investir nele para vender ou aproveitá-lo para comprar é um caminho para se destacar frente à concorrência e ganhar mais eficiência. Deixe um comentário e conte o que você acha desse segmento para enriquecer nossa conversa!

¹ Forrester Research

² E-Consulting

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