Marketing de Conteúdo

Google Meu Negócio: entenda a importância dessa ferramenta

Google Meu Negócio

Estar entre os primeiros resultados nas pesquisas do Google é o objetivo de todas as marcas que fazem marketing de conteúdo. Mas e se um cliente procurar diretamente pelo nome da sua empresa nesse buscador, ele vai encontrar o seu estabelecimento? É para permitir isso e ainda otimizar essa busca que existe o Google Meu Negócio, assunto do nosso artigo de hoje.

O que é o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio¹ é uma ferramenta do Google que permite que você divulgue gratuitamente a sua empresa nos resultados orgânicos desse buscador e também no Google Maps², a plataforma de localização do mesmo grupo. Assim, ao pesquisar pela sua marca, o usuário encontra informações diretamente sobre ela, como endereço, telefone, horário de funcionamento e horários de pico.

Além disso, você também pode postar fotos, vídeos e novidades sobre seus produtos e serviços, enquanto seus clientes têm espaço para fazer perguntas ou avaliações sobre o seu negócio, que podem ser respondidas por você, gerando interação entre as duas partes. Tudo isso faz com que cada vez mais consumidores encontrem o seu negócio na internet.

Para ver como isso funciona na prática, veja o exemplo do Museu do Futebol. Ao buscar por ele no Google, uma caixa personalizada se abre do lado direito da tela, mostrando o endereço, o horário de funcionamento, o telefone e o valor dos ingressos para entrada no local. Tudo isso com fotos e links para o site do museu e para o Google Maps com a localização dele.

Google Meu Negócio

Os benefícios do Google Meu Negócio

Uma das principais vantagens do Google Meu Negócio é justamente o aumento da visibilidade da sua empresa, o que pode resultar no aumento de vendas. Imagine que uma pessoa ouviu falar sobre a sua indústria e quer entrar em contato. Buscando por ela no Google, a encontra rapidamente e logo pode ligar ou ir até o seu espaço para iniciar uma conversa capaz de gerar bons resultados.

E vale dizer que quando a plataforma está com as informações corretas e bem atualizadas, é possível gerar vendas mesmo que o usuário não busque pela sua empresa diretamente. Vamos supor que um possível cliente esteja buscando o termo “restaurante centro Florianópolis”, por exemplo. Se o seu negócio fica nessa área da cidade, é provável que ele apareça em evidência nos resultados e aproveite esse micro-momento.

A confiabilidade é outro grande benefício para as empresas que utilizam o Google Meu Negócio. De acordo com o Google³, as instituições que confirmam suas informações com a plataforma têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores, o que é uma vantagem principalmente para setores mais competitivos.

Aliás, se você incluir fotos no seu perfil as chances de receber cliques são ainda maiores. Conforme o Google, as organizações que incluem imagens têm 42% mais solicitações de rota no Google Maps e 35% mais cliques de acesso ao site do que aquelas que não possuem fotos em seu perfil na plataforma.

Tudo isso gera mais interações com o público que, como dissemos, pode fazer avaliações, perguntar e opinar sobre a empresa. O interessante é que você responda todos os comentários, para gerar ainda mais engajamento no seu perfil. Isso também mostra que o seu negócio é solícito e está disponível para tirar dúvidas e conversar.

Por fim, outra grande vantagem do Google Meu Negócio é que você pode mensurar resultados com ele. É possível saber, por exemplo, de onde são os clientes que pesquisaram a sua empresa e qual dispositivo usaram para isso, quantas pessoas ligaram diretamente usando o telefone exibido no perfil, quantos cliques o site teve por meio da plataforma e quantos pedidos de rotas foram feitos.

Com esses dados, você pode otimizar ainda mais tanto o seu perfil na ferramenta quanto as suas estratégias de marketing em geral.

E então, que tal usar o Google Meu Negócio para complementar o marketing na sua empresa? Como vimos, essa é uma plataforma valiosa para trazer visibilidade e confiança para a sua organização! Ah, e não esqueça que nós, da Humantech, somos especialistas em marketing e podemos ajudar você nessa empreitada. É só entrar em contato conosco!

¹ Google Meu Negócio
² Google Maps
³ Google

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