Educação

11 dicas para criar um treinamento on-line engajador

treinamento on-line engajador

O e-learning, como vimos por aqui, trata-se de uma solução bastante prática e que proporciona resultados efetivos tanto para a empresa quanto para o funcionário que busca aprimorar o seu conhecimento. Mas elaborar um treinamento on-line engajador não é tão simples, pois são necessárias inúmeras técnicas para deixar o curso mais atrativo e dinâmico aos colaboradores, motivando-os no aprendizado e contribuindo para o crescimento da organização.

Pensando nisso, listamos 11 dicas para criar um conteúdo que prenda a atenção do usuário e melhore a experiência dele com o curso, a fim de estimular a prática e a troca de conhecimento. Confira!

1. Faça seus funcionários pensarem

Sabemos que a busca por elevar o conhecimento e melhorar as atividades práticas diárias é um processo que envolve muita leitura o que, para alguns profissionais, pode se tornar um pouco cansativo. Portanto, ao criar um treinamento on-line, atente-se à necessidade de unir textos com exercícios que exijam análise e resolução de problemas. Desta forma, além do curso contribuir significativamente para o aumento do foco, ajuda na fixação do conteúdo e aprimora o aprendizado.

2. Ofereça conteúdo relevante

Tão importante quanto auxiliar no aprendizado do seu colaborador é oferecer informação pertinente e que agregue valor ao dia a dia dele — e do seu negócio também, é claro. Neste sentido, é fundamental conhecer o seu público e saber o que ele precisa, assim, você poderá oferecer conteúdo de qualidade e que gere grande impacto e melhore o desempenho do aprendiz e da sua empresa de modo geral.

3. Preocupe-se com o design

A forma como as informações são apresentadas impactam diretamente no aprendizado e no engajamento do colaborador. Então, invista na aparência para deixar o treinamento mais atrativo. Crie um contexto visual que se adapte à mensagem que se deseja transmitir, utilize técnicas de storytelling para envolver e aproximar e interações para prender a atenção do público.

4. Dê feedback

Dar feedback constante potencializa a experiência do funcionário e o incentiva na continuação dos estudos. Uma boa maneira de se fazer isso é apostar nos elogios e nas premiações à medida que há um avanço nos módulos do treinamento.

5. Desafie o colaborador

Outro modo de produzir um treinamento on-line engajador é permitir que o aprendiz tome suas próprias decisões, isto é, que ele seja desafiado a demonstrar de forma prática o que aprendeu até o momento com o seu conhecimento e experiências. Este é o tipo de ação que fará com que ele eleve o nível de atenção e, consequentemente, retenha o conteúdo com mais facilidade.

6. Utilize diversos formatos de conteúdo

Ferramentas multimídia são extremamente importantes para fixar as informações e melhorar o desempenho. Então, na hora de criar o conteúdo, não precisa investir apenas em textos. Lembre-se, existe uma enorme variedade de ferramentas e formatos de conteúdo que lhe dão a oportunidade de trabalhar os assuntos de maneira diferenciada. Dentre os mais utilizados estão: fóruns, videoaulas, teleconferências, chats, podcasts, artigos e gráficos.

Além desses, utilizar a  gamificação é uma outra opção que vem ganhando cada vez mais espaço nos treinamentos — diante dos resultados sensacionais que ela proporciona para o aluno e a organização. Esta é uma técnica que utiliza elementos de jogos fora de seu contexto, com o objetivo de motivar as pessoas à ação, auxiliar na solução de problemas e promover a aprendizagem.

Clique aqui e baixe grátis o e-book sobre Gamification

7. Aproxime-se da linguagem do seu público-alvo

Não há nada mais motivador do que estudar um conteúdo em que o usuário se identifique. Por isso, é essencial que a linguagem adotada na construção do treinamento seja aquela que está inserida dentro do contexto do colaborador. Por exemplo, se o curso é voltado para vendedores, utilize expressões que estejam presentes na rotina deles, como target e budget . Assim, a informação chega de forma clara, objetiva e adequada à realidade do público.

8. Segmente as informações

A função do treinamento on-line é ensinar. Para que isso aconteça da forma planejada e traga resultados efetivos, é necessário trabalhar com informações segmentadas, ou seja, dividi-las em trechos curtos de conteúdo para facilitar o aprendizado. Desta maneira, o curso não se torna massante, sendo possível trabalhar desde assuntos menos densos até os mais complexos sem perder a atenção do aluno.

9. Dê um toque de humor

A risada é conhecida como um dos ativadores de adrenalina em nosso corpo que ajuda a reduzir níveis de estresse e aumenta a retenção de informação. Então, quando permitido, acrescente um pitada de humor ao seu conteúdo, mas lembre-se: em doses homeopáticas para não transformar informações sérias em piadas e nem fazer com que o seu esforço perca a credibilidade por arriscar ser engraçado demais.

10. Otimize o tempo dos funcionários

O tempo é um bem precioso para todos, por isso, aposte na flexibilidade. Crie um curso que possa ser feito em qualquer lugar e melhor horário. E mais: divida-o em partes, assim, há a possibilidade de fazê-lo por etapas sem comprometer o aprendizado e o seu treinamento on-line engajador ganha ainda mais eficiência!

11. Avalie e acompanhe o colaborador de perto

Ao fim de cada treinamento, é importantíssimo ter um questionário para garantir a fixação do conteúdo. Além disso, é necessário pensar em métodos de acompanhamento para avaliar o desempenho do funcionário. Assim, você pode observar o desenvolvimento dele e ele poderá tirar dúvidas, o que, consequentemente, irá mantê-lo motivado a continuar aprendendo mais e também contribuirá para o crescimento da empresa.

Produza um treinamento on-line engajador e otimize resultados

Agora com toda essas dicas, chegou o momento de colocar a mão na massa! Que tal criar um treinamento on-line engajador para levar mais conhecimento aos seus colaboradores e potencializar o seu negócio? Se você já teve esta experiência na sua empresa, não se esqueça compartilhá-la aqui nos comentários conosco.

Tópicos: