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E-mail Marketing: dicas para melhorar os resultados da sua empresa

E-mail Marketing: dicas para melhorar os resultados da sua empresa

O correio eletrônico é ainda um importante meio de comunicação. Embora existam pessoas que profetizem seu fim por conta do sucesso obtido pelas redes sociais, diversas pesquisas realizadas por institutos especializados no mundo todo mostram que a ferramenta é ainda uma das mais utilizadas tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, o que a torna uma importante estratégia de marketing.

Mais do que propaganda direta, o e-mail marketing é uma estratégia rentável e econômica para as empresas, pois é capaz de gerar tráfego para o site, aumentar vendas e estreitar o relacionamento com os clientes ou potenciais clientes, sem a necessidade de grandes gastos. Os benefícios são proporcionados pela maior receptividade que essa forma de comunicação oferece, ao levar o conteúdo diretamente para a caixa de entrada do público-alvo.

Esta é uma ação fundamental no marketing e já conta com uma gama de informações sobre como trabalhar a ferramenta da melhor forma. Softwares também foram desenvolvidos para facilitar o envio desses e-mails e otimizar os resultados desejados com eles. Ainda assim, são comuns encontrar alguns erros ou ações que colocam todo um projeto a perder e, ao invés de fidelizar os clientes, ganham a rejeição deles.

Para ajudar na produção de e-mail marketing da sua empresa, separamos algumas dicas para facilitar a obtenção dos resultados almejados. Confira abaixo!

Cuidado com o título!

Diariamente os consumidores recebem inúmeras mensagens em suas caixas de e-mail, muitas das quais são ignoradas por diversas razões. Por isso, é importante criar um título curto e objetivo, capaz de atrair a atenção do leitor e fazê-lo dedicar tempo para seu conteúdo.

Envie mensagens na frequência correta

Os e-mails marketing devem informar algo relevante para o destinatário, caso contrário, será considerado spam. Atente para a periodicidade dos e-mails enviados, de modo que não sejam em grande quantidade, enchendo a caixa de entrada do destinatário com conteúdo dispensável.

Use um e-mail de contato para enviar as mensagens

Os clientes querem interagir com pessoas e, para maior aproximação com os clientes, não é recomendado enviar e-mails a partir de um endereço “no reply”. Ao colocar um contato real no remetente (from), os leitores sentirão abertura para tirar dúvidas sobre produtos e serviços, ou obter suporte.

Produza e-mails centrados nos clientes

A ideia é que os e-mails sejam produzidos para atender a alguma necessidade do destinatário, daí a importância de produzir um conteúdo relevante. Deste modo, primeiro se fala sobre determinado assunto, apresentando soluções para um possível problema do consumidor. Apenas depois os produtos podem ser oferecidos. Lembre-se: construir uma relação de longo prazo aumenta as chances de venda.

Balanceie o número de imagens

Imagens são extremamente importantes para chamar a atenção do destinatário, mas o uso excessivo pode ter um resultado contrário por conta da poluição visual. Além disso, nem sempre é possível abrir todas as imagens do e-mail, de modo que a mensagem fica desestruturada. Analise qual é a melhor forma de compartilhar seu e-mail e lembre-se que não há necessidade de enchê-lo de imagens.

Atenção com o português!

Enviar mensagens com erros (gramaticais, ortográficos) causa uma má impressão nos leitores, tirando a credibilidade da empresa. Embora ninguém esteja imune de cometê-los, o mundo corporativo exige maior cuidado e profissionalismo. Uma mensagem com erros pode afastar o público-alvo.

Personalize os e-mails

Ao contrário dos meios de comunicação de massa, os e-mails podem ser personalizados e dar uma ideia de exclusividade, aumentando as conversões. Desta forma, inserir o nome do destinatário pode aproximar mais os consumidores da empresa. Utilize as ferramentas que permitem uma observação melhor do comportamento das pessoas em relação aos e-mails, separando em listas aquelas que interagem mais. Para esse grupo, é interessante enviar conteúdo mais elaborado.

Use o call-to-action

Após fornecer um conteúdo relevante para o público-alvo, é preciso dizer a ele qual ação deve ser tomada após a leitura da mensagem. Por exemplo, caso o e-mail seja uma introdução para um post no blog ou um e-book oferecido para download, é preciso traçar o caminho das pessoas até esses materiais. Essa ação é realizada por meio de ferramentas chamadas call-to-action, que consistem em áreas clicáveis com links para direcionar os leitores ao objetivo final.

Essas são algumas estratégias que certamente farão a diferença nos resultados do seu e-mail marketing. Por isso, não perca mais tempo! Revise o planejamento de e-mail marketing da sua empresa e aumente as chances de sucesso!

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