Inbound Marketing

[E-book] Inbound Marketing: a estratégia para o sucesso da sua empresa

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Atrair e conquistar os clientes é um dos principais desafios das empresas. Para isso, estratégias são desenvolvidas e aperfeiçoadas constantemente com o objetivo de alcançar o consumidor de forma eficaz e, consequentemente, trazer mais vendas. Nas últimas décadas, por exemplo, é possível notar uma mudança em como as pessoas estão consumindo informações, ocasionada, em parte, pela consolidação da internet como meio de comunicação. Com isso, ações já estabelecidas, como o marketing, ganharam novas ferramentas e alternativas para fazer a mensagem chegar ao público-alvo. Uma delas é o inbound marketing.

Trata-se de uma estratégia inovadora baseada em ganhar o interesse das pessoas por meio de conteúdo relevante e segmentado. No novo marketing, como também é conhecido, a intenção não é simplesmente vender, mas atrair os potenciais clientes, comunicar-se com eles, entender suas necessidades, ajudá-los, encantá-los e, por fim, fidelizá-los. Em outras palavras, podemos dizer que o inbound marketing tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas certas. A ideia é que as dez pessoas que viram o seu conteúdo, por exemplo, comprem o seu produto.

Isso é justificado pelo fato dos consumidores assumirem um papel mais ativo na busca por informações que interessem a eles. Quando têm algum problema ou dúvida, por exemplo, uma das primeiras ações é procurar na internet o que precisam e, então, filtrar o que é ou não relevante. Com o inbound marketing, a empresa toma para si a tarefa de entregar o conteúdo relacionado às soluções que oferece, a fim de satisfazer as necessidades do seu público e, assim, conquistá-lo.

Normalmente, consideramos conteúdo tudo aquilo que traz algum tipo de informação, seja ela qual for. Para uma estratégia de inbound marketing, no entanto, é importante que esse conteúdo tenha valor, seja relevante e, principalmente, cumpra a função de se comunicar com o público que você quer atingir.

Podemos dizer que o inbound marketing depende, então, do marketing de conteúdo que, como já falamos aqui, é uma forma eficaz de engajar o seu público por meio de conteúdo qualificado para atrair, envolver e gerar valor para as pessoas de modo que elas criem laços com sua marca. E tudo isso pode ser feito em formatos como vídeos, infográficos, e-books, webinars, cases de sucesso e posts em blog, por exemplo. Afinal, um bom material é a junção harmônica de forma e conteúdo.

A diferença entre outbound e inbound marketing

No marketing tradicional, chamado de outbound marketing, a tática é oferecer produtos ou serviços para o público em geral, chegando a atingir todo mundo ou, ao mesmo tempo, não atingindo ninguém. Isso ocorre porque a linguagem utilizada é mais ampla, sem foco específico. No inbound é exatamente o contrário. Seu objetivo é chegar a um grupo específico de pessoas e gerar leads (contatos) qualificados, quer dizer, aqueles que realmente tenham interesse nas soluções que a sua empresa oferece.

É importante destacar que uma técnica não anula a outra. A escolha ou a associação das duas estratégias vai depender das metas da empresa. Mas o fato é que focar em um público específico, que seja realmente interessado ou possa se interessar por seu produto aumenta consideravelmente as chances de efetivação da venda, não é verdade? É por esta razão que o inbound prioriza a relação entre a empresa e o público-alvo, ou seja, os consumidores mais adequados. Qualidade é mais importante que quantidade. E assertividade, neste caso, é palavra-chave.

Para ajudá-lo a entender melhor o inbound marketing, preparamos um e-book para explicar este conceito e apresentar todas as definições necessárias, detalhando o papel de cada uma delas para que você descubra a importância deste novo marketing capaz de tornar sua empresa referência no mercado. Para isso, dividimos o material em duas partes: na primeira, abordamos desde a atração até a conquista de leads; e na segunda, vamos da conquista de leads até a fidelização dos clientes.

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